Pois bem, sim, a Corrida de Rua, hoje em dia faz muito sucesso, pessoas que queiram manter a forma física, se livrar do “stress”, fazer amigos, e porque não, estar bem em sociedade.
Esta pratica nos traz um convívio social muito grande e intenso com outras pessoas que praticam o mesmo esporte, mesmo quem pratica não sabe dos reais benefícios da corrida, ou melhor do exercício cardiorrespiratório que lhe proporciona. Os benefícios fisiológicos que a corrida proporciona podem ser percebidos logo nas primeiras semanas, o que eu digo NÃO é a dor muscular logo após iniciação do treinamento, essa dor se da a adaptação do sistema muscular conjunto com o sistema biológico, mais dizendo a termos normais, você tem a melhora das capacidades respiratórias, aquela sensação de relaxamento após o treino ( É a tal da Endorfina..), diminuição na freqüência cardíaca, pressão arterial e peso corporal e, porem o ultimo é percebido rapidamente, mas enganam-se aqueles que acham que após uma corrida de 30 minutos você já emagreceu, você desidratou, o que é diferente de emagrecer,tendo em vista que a diminuição do peso corporal ( Kg), dar-se-á também com o controle nutricional ( dieta) prescrita pro um Nutricionista.
Para quem precisa fazer exercício físico devido a pressão arterial (PA) elevada devido a vida sedentária e stress cotidiano, o indicado é primeiro procurar um Médico Cardiologista, fazer exames para que tenha um começo seguro na corrida, e sempre aos poucos, gradativo, pois não é correndo 1 hora logo no primeiro dia que você já irá emagrecer, poderá sim, se lesionar, e pior ainda, nos dias seguintes nem correr, ou treinar, devido a grande concentração de Ácido Lático e dor muscular derivado do “exagero” do dia anterior. Ressalto também as pessoas que passaram ou passam por stress profissional, pessoal, e emocional, ter cuidado para que esse stress não acabe com seu treino, pois uma vez colocado na cabeça que “hoje eu não vou conseguir”, não adianta você NÃO consegue mesmo!
Correr em grupos também é uma forma de fazer novas amizades, isso de fato acontece e com mais freqüência que se imagina, pois pessoas Introvertidas (Tímidas no caso), criam um vinculo social muito grande e forma ótimas amizades, nesse âmbito a corrida de rua ajuda, pois muitas vezes as pessoas precisam daquele “amigo” na hora do treino que possa te dar uma força em determinado momento árduo e triste do treino, escutar um “vamô que se guentá” “vou com você até o final” isso é muito importante pois mostra que sempre terá alguém pra lhe apoiar em um momento difícil. Mesmo também falando em “Empatia”, muitas vezes vemos uma pessoa correndo que “achamos” que não gostamos, e correndo, ou convivendo com a mesma, durante treinos e corridas de rua, você muda a sua opnião quanto a pessoa.
Agora, nada mais é importante do que a promoção da nossa imagem, pois vivemos em sociedade, e isso faz com que tenhamos que estar no meio de alguma forma, uma delas é a Corrida de Rua. Esse tema será abordado como indicado na primeira frase deste texto. Em uma roda de amigos, tem coisa melhor do que falar que você se diferencia por correr? Ou pratica Corrida de Rua? Ou melhor ainda, falar que você vai correr uma prova num domingo de manhã, de 5 ou 6km, que treinou para isso e que é a 1ª. Corrida de Rua que vai correr, com o grupo que você treinou arduamente, ou com seu Personal Trainner? Com certeza, NÃO tem sensação melhor e isso, e é provado, imagina quando você falar que vai correr seus primeiros 10km, São Silvestre (15km) , Meia Maratona (21km) e porque não uma Maratona (42km), pode ter certeza, você será considerado (a) uma pessoa totalmente diferente, metade vai aprovar, a outra não.
Oi Cris . Parabéns pelo blog...Olha que chic..retribuindo que segue meu blog: www.adrianaroveronipsicologiajau.blogspot.com,
ResponderExcluirSOU SUA PRIMEIRA SEGUIDORA...
chiquetérrimo...adooooro...rs
torço por vc e vc sabe.
Parabéns pela matéria.
E se precisar de algum artigo é só chamar. bjo enorme. Sucesso . Que Deus nos abençoe!!! Dri Roveroni
Olá,
ResponderExcluirGostei muito da sua matéria,pois tenho vivido tudo isto e posso dizer que é a pura verdade...mais o que mais sabota qualquer atividade física e muitas vezes o stress emocional...como "não vou treinar", pois o meu dia foi péssimo.Tenho me forçado a treinar mesmo assim,meu dia foi péssimo mais a meu treino não será...preciso eliminar 10 kilos,para voltar a corre e afastar para todo sempre da minha vida o fantasma do sedentarismo.
Parabéns e continue a escrever matérias assim!!!
Christiane Carvalho