Um novo blog para adeptos do Exercício Físico.

Uma forma mais simples e descontraída de se entender os benefícios do exercício físico, como treinar, onde treinar e porque treinar, tendo o Profissinal de Educação Física no papel de treinador e incetivador.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CONSELHOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL SEGUNDO AS UNIVERSIDADES DE MEDICINA DE HARVARD E CAMBRIDGE

    As universidades Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 Conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:

    01- Um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o Ferro e repor a vitamina C.
    02- Salpicar canela no café(mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
    03- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral. O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais Ferro que tem o pão branco.
    04- Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham OS vegetais, melhor efeito preventivo têm.
    05- Adotar a regra dos 80% - Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
    06- LARANJA o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
    07- Fazer refeições coloridas como o arco-íris . Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, Verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
    08- Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate. Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando OS tomates estão em molhos para massas ou para pizza .
    09- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
    10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.
    11- Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
    12- Rir. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e OS anticorpos.
    13- Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.
    14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando.Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .
    15- Desfrutar de uma xícara de chá.O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá Verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
    16- Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são OS melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.
    17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas atráves de verduras frescas.
    18- Reorganizar a geladeira .As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tape ware escuro e bem fechado.
    19- Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
    20- Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos: " Pesquisa da Universidade de Bekeley”. A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, então: é ou não é um remédio natural contra várias doenças?
    21- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida - pensar positivamente .
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos - ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família. - conhecer a si mesmo .
    Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida... aprender a perdoar. As pessoas que praticam o perdão são mais saudáveis no corpo e no espírito.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SUPLEMENTOS ALIMENTARES – MALTODEXTRINA


E ai pessoal, tudo bem?

          A partir desta matéria vou abordar os maiores mitos sobre os Suplementos Alimentares já que ainda, para muitos, vem a ser um assunto um tanto quanto duvidoso, uma “faca de dois gumes”, como já ouvi muitas pessoas comentarem.
            Hoje, vamos falar dos CARBOIDRATOS DE ALTO INDICE GLICÊMICO E RÁPIDA ABSORÇÃO, um termo meio complicado, conhecido por muitos como  MALTODEXTRINA.
            A Maltodextrina tem a função de fornecer energia rápida para os atletas ou praticantes de exercício físico diário podendo ser utilizado antes, durante e depois de qualquer exercício ou competição. Trata-se de um alimento a base de Amido de Milho podendo ser encontrado nas formas de gel ou em pó e em diversos sabores.
            Ela atua na forma de retardar a Fadiga, pois sustenta por mais tempo a energia do corpo durante o exercício físico de longa duração visando proporcionar uma maior manutenção de energia para o funcionamento metabólico. A Maltodextrina geralmente costuma substituir aquele “pãozinho” que a pessoa come logo antes de qualquer treino, pois este “pãozinho” pode direcionar o fluxo sanguíneo para a absorção do carboidrato, tendo em vista que a necessidade maior seria para fornecer sangue a musculatura, causando as vezes uma fadiga mais rápida, estragando com isso seu treino, devido a essa função, é chamado por muitos usuários de  “Pão em pó”, por possuir a facilidade de consumo durante a atividade física, enquanto o gel deve ser ingerido em uma única dose. Este suplemento possui uma gama enorme de sabores, sendo consumido geralmente 20 minutos antes do exercício físico por pessoas que treinam regularmente (geralmente 1 hora por dia).
Na Fisiologia do Exercício existe a célebre frase: “A GORDURA QUEIMA NUMA CHAMA DE CABORIDRATO” significando que é necessário que se tenha alguma reserva de Carboidrato para que o individuo mantenha-se energicamente ativo. Apesar de não ser extremamente energética, a Maltodextrina, contém polímeros de dextrose e glicose (compostos de açúcar) fundamental para o equilíbrio metabólico, além de ativar a queima de gordura. Devido a restrições calóricas de Carboidratos, nutricionistas geralmente receitam a Maltodextrina para que o mesmo não venha ter uma baixa na imunidade, fazendo com isso que o mesmo tenha uma redução de peso juntamente com a suplementação alimentar.. Devido à restrição calórica de carboidrato, o meu nutricionista indicou a Maltodextrina para que eu não tivesse baixa imunidade e também para redução de peso e suplementação alimentar. O uso da Maltodextrina sem a pratica de exercício físico regular pode estimular o aumento de peso.

MUSCULAÇÃO
 
Muitas pessoas utilizam a Maltodextrina nos treino de Musculação (Treinamento Resistido), geralmente antes do treino, geralmente saem dos seu emprego para cuidar da saúde, nesse caso é necessário que haja uma ingestão de carboidrato pelo menos 20 a 30 minutos antes do treino, mas nossa vida atual (Sem tempo para se alimentar corretamente) faz com que a utilização da Maltodextrina antes do treino venha a trazer um acúmulo de Carboidrato e alimentado possa render o necessário em seu treino.
Já após o treino, a ingestão de Maltodextrina ocasiona o aumento da Insulina na corrente sanguínea, e como o músculo está geralmente “necessitando” de uma fonte energética, esta vem a ser primordial para o músculo, visto que muitas pessoas não entendem mais a INSULINA É O HORMÔNIO MAIS HIPERTRÓFICO (que aumenta a massa muscular) do corpo.

CORRIDA E CICLISMO


Por se tratar de uma “Moda” Mundial, a Corrida fez com que inúmeras pessoas saíssem do sedentarismo e começassem uma nova vida, saudável, animada e incrivelmente prazerosa (sim, as pessoas quando “viciadas” em corrida sentem prazer em correr devido a produção hormonal antes, durante e depois da prática).  Devido a nossa “vida atual” (como descrita acima), os praticantes de corrida fazem a utilização de Maltodextrina antes, como forma de alimento (Pão em pó), durante (manutenção da energia) e depois (repositor energético).  Porém esta 2ª. Hipótese deve ser muito bem estudada pelo Profissional competente (Nutricionista e Professor/ Treinador/ Personal Trainer), pois, em estudos já publicados, necessita-se de um “conhecimento de si” para a ingestão de Carboidratos (Manutenção da Energia), ou Água (Hidratação) na hora certa pois a má administração do mesmo pode causar a perda de rendimento durante o treinamento. Alguns especialistas sugerem que a administração de Maltodextrina ou outro tipo de Carboidrato (Mel, Glicose de Amido, Melado de Cana) para corredores seja feita acima de 10km para Corridas ou treinos.
            Lembre-se que cabe a um profissional da área da Nutrição adequar e dosar a quantidade de Maltodextrina a ser ingerida pela pessoa, isso significa que você deve ter uma dieta a seguir.

            Até a próxima...

            Abraços!

domingo, 14 de agosto de 2011

AINDA PROCURANDO O TÊNIS PERFEITO? SURPREENDA-SE...


           A anos atrás poucas pessoas praticavam a Corrida de Rua, existiam poucas Provas de Rua para se divertir, disputar, buscar melhorar sua marca, já nos dias de hoje, ouve uma crescente em todos os aspectos anteriores... Se você quiser tem  Provas de Corridas de Ruas toda semana, devido ao grande numero de adeptos deste pratica esportiva.
            Pensando nisso, as industrias de calçados, a muito anos estão se empenhando e muito na melhoria da qualidade dos tênis de Corrida, cada vez mais a disputa entre as grandes marcas está acentuada e produtiva, pois oferecem grandes opções aos seus usuários. É ÓTIMO para os consumidores, pois podemos ter calçados mais leves, resistentes, que podem ser divididos para treinar e para Corrida; cores diferentes, para diversos tipos de pisada (Pronada, Supinada ou Neutra), diversos preços, e de qualidades inúmeras.
            Mas, segundo a Revista Cientifica Nature, em estudo publicado há pouco tempo, pôs em questão todos os avanços das indústrias de tênis. Este estudo foi desenvolvido na Universidade de Harvard, sugeriu que ao correr descalço pode ser bom para os pés, pois atingem o solo de uma forma diferente a modo como isso acontece quando a pessoa está calçada. Daniel Lieberman, professor do Departamento de Biologia Evolutiva da Universidade de Harvard, fez a analise de corredores nos Estados Unidos e no Quênia. Descobriram que embora as pessoas corram de formas distintas, os que correram descalços tocavam o chão primeiro com a parte central ou a frente do pé, o que Lieberman chamou de “pisada frontal”. Já 75% dos corredores que usam tênis pisam primeiro no solo com os seus calcanhares. Ambos autores descreveram as possibilidades de lesões nas duas formas de correr, descalço e calçado mas foi comprovado que o ponto de impacto nas articulações também são diferentes dando várias versões de entender qual forma é a melhor para Correr, descalço ou calçado.
            Num ponto de vista mais apurado, o estudo publicado cometeu erros, muitas vezes imperceptíveis para todos. O mais agravante foi que esse trabalho foi feito com populações diferentes (Americanos e Quenianos), essa diferença pode conter algumas especificidades muito nítida, sendo que não foi divulgado em qual piso foi feito o treino dos atletas, qual a temperatura, o tipo de piso (asfalto, terra, piso regular ou irregular entre outros).
            De certa forma existe uma verdade nas duas formas de praticar Corrida, tanto descalço como calçado. Levando em conta que a Maratona foi criada na Grécia antiga, onde uma pessoa correu 42 km de uma cidade a outra, de certa forma com um calçado inferior ou não mesmo descalço, pois não se tem relato comprovado ainda, alem dos Homo Sapiens que corriam atrás de sua comida descalços. Mas nos dias de hoje a utilização de calçado é necessário devido a grande condição de nossas ruas, praças e lugares apropriados para pratica da Corrida.

          Até próxima...
          Abraços.

domingo, 7 de agosto de 2011

PORQUE NOS VICIAOS EM PESAR?

       Como vai pessoal?
    
      É sempre uma incógnita, POR QUE NOS VICIAMOS EM PESAR
     Sempre acompanhamos alunos sempre querendo saber seu peso, independente de ter treinado ou não, sempre estamos "Encanados" com nosso peso, mas fique tranqüilo, o peso como muita gente ainda não sabe, não importa nada...
     Se você quer emagrecer, não vai adiantar nada você se pesar toda vez que terminar seu treino, sua corrida ou musculação, pois após todo o treino você simplesmente DESIDRATA ( Perde liquido, sais minerais, água etc.)
     Tá ligado aquela sensação que você está mais leve depois de um treino de Corrida? Um "Longão" (Corrida de longa distância e ritmo confortável)? ENTÃO, simplesmente você perdeu líquidos necessários para seu organismo, é bom deixar bem claro que você tem que repor esse "Peso" que perdeu através de líquidos, pois pode ser prejudicial a sua saúde se não repor adequadamente...
     Se você quiser ter uma idéia de quanto perdeu em liquido, você pode pesar antes e logo após seu treino além de saber qual a temperatura em que você correu e seu peso. Você pode acessar alguns sites para ter idéia do quanto você desidratou durante seu exercício físico 
     Quanto à perda de gordura, digamos que seria um pouco mais complicado...
     Pelo simples aspecto, pra se perder gordura existe um conjunto de associações a serem feitas, que incluem a ingestão certa de carboidratos, reeducação alimentar, hidratação e descanso para cada exercício físico, ou seja, para cada propriedade dos exercícios (Lutas, Corrida, Spinning, Musculação etc.)

     Vamos a algumas dicas:
    - Atualmente temos uma indicação de ingestão de 2 litros de água todo dia para manutenção do liquido corporal, porém esses cálculos devem ser revisados quando esta pessoa tem um aumento do gasto energético, começando a prática de exercício físico regular;
    - Deve-se também calcular muito bem a ingestão de carboidratos antes, durante e depois dos exercícios físicos, pois em estudos já comprovados, a ingestão de carboidratos após exercícios físicos podem acelerar a queima de gordura corporal (na Fisiologia do Exercício existe uma frase muito conhecida: "A Gordura é queimada na chama de Carboidratos");
    - Se possível hidratar durante os exercícios físicos;
    - Podemos pesar sim em alguns momentos, como antes e depois do exercício físico e fazer um cálculo para saber o quanto você tem que repor de líquidos (Água, Gatorade, Powerade etc.).
    - Existem página na Web que podem ser usada para saber o quanto hidratar:


       http://www.gssi.com.br/calculadora

    Para uma conclusão maior, simplesmente algumas pessoas costumam se pesar todo dia na idéia de que emagreceu, mas você NÃO EMAGRECEU, simplismente desidratou! Portanto, vale a pena  se dedicar a gastos calóricos mais vigorosos e desancanso bem mais longos...
    Abraço a todos!

    Até a próxima...