E ai pessoal, tudo bem?
A partir desta matéria vou abordar os maiores mitos sobre os Suplementos Alimentares já que ainda, para muitos, vem a ser um assunto um tanto quanto duvidoso, uma “faca de dois gumes”, como já ouvi muitas pessoas comentarem.
Hoje, vamos falar dos CARBOIDRATOS DE ALTO INDICE GLICÊMICO E RÁPIDA ABSORÇÃO, um termo meio complicado, conhecido por muitos como MALTODEXTRINA.
A Maltodextrina tem a função de fornecer energia rápida para os atletas ou praticantes de exercício físico diário podendo ser utilizado antes, durante e depois de qualquer exercício ou competição. Trata-se de um alimento a base de Amido de Milho podendo ser encontrado nas formas de gel ou em pó e em diversos sabores.Ela atua na forma de retardar a Fadiga, pois sustenta por mais tempo a energia do corpo durante o exercício físico de longa duração visando proporcionar uma maior manutenção de energia para o funcionamento metabólico. A Maltodextrina geralmente costuma substituir aquele “pãozinho” que a pessoa come logo antes de qualquer treino, pois este “pãozinho” pode direcionar o fluxo sanguíneo para a absorção do carboidrato, tendo em vista que a necessidade maior seria para fornecer sangue a musculatura, causando as vezes uma fadiga mais rápida, estragando com isso seu treino, devido a essa função, é chamado por muitos usuários de “Pão em pó”, por possuir a facilidade de consumo durante a atividade física, enquanto o gel deve ser ingerido em uma única dose. Este suplemento possui uma gama enorme de sabores, sendo consumido geralmente 20 minutos antes do exercício físico por pessoas que treinam regularmente (geralmente 1 hora por dia).
Na Fisiologia do Exercício existe a célebre frase: “A GORDURA QUEIMA NUMA CHAMA DE CABORIDRATO” significando que é necessário que se tenha alguma reserva de Carboidrato para que o individuo mantenha-se energicamente ativo. Apesar de não ser extremamente energética, a Maltodextrina, contém polímeros de dextrose e glicose (compostos de açúcar) fundamental para o equilíbrio metabólico, além de ativar a queima de gordura. Devido a restrições calóricas de Carboidratos, nutricionistas geralmente receitam a Maltodextrina para que o mesmo não venha ter uma baixa na imunidade, fazendo com isso que o mesmo tenha uma redução de peso juntamente com a suplementação alimentar.. Devido à restrição calórica de carboidrato, o meu nutricionista indicou a Maltodextrina para que eu não tivesse baixa imunidade e também para redução de peso e suplementação alimentar. O uso da Maltodextrina sem a pratica de exercício físico regular pode estimular o aumento de peso.
MUSCULAÇÃO
Muitas pessoas utilizam a Maltodextrina nos treino de Musculação (Treinamento Resistido), geralmente antes do treino, geralmente saem dos seu emprego para cuidar da saúde, nesse caso é necessário que haja uma ingestão de carboidrato pelo menos 20 a 30 minutos antes do treino, mas nossa vida atual (Sem tempo para se alimentar corretamente) faz com que a utilização da Maltodextrina antes do treino venha a trazer um acúmulo de Carboidrato e alimentado possa render o necessário em seu treino.
Já após o treino, a ingestão de Maltodextrina ocasiona o aumento da Insulina na corrente sanguínea, e como o músculo está geralmente “necessitando” de uma fonte energética, esta vem a ser primordial para o músculo, visto que muitas pessoas não entendem mais a INSULINA É O HORMÔNIO MAIS HIPERTRÓFICO (que aumenta a massa muscular) do corpo.
CORRIDA E CICLISMO
Por se tratar de uma “Moda” Mundial, a Corrida fez com que inúmeras pessoas saíssem do sedentarismo e começassem uma nova vida, saudável, animada e incrivelmente prazerosa (sim, as pessoas quando “viciadas” em corrida sentem prazer em correr devido a produção hormonal antes, durante e depois da prática). Devido a nossa “vida atual” (como descrita acima), os praticantes de corrida fazem a utilização de Maltodextrina antes, como forma de alimento (Pão em pó), durante (manutenção da energia) e depois (repositor energético). Porém esta 2ª. Hipótese deve ser muito bem estudada pelo Profissional competente (Nutricionista e Professor/ Treinador/ Personal Trainer), pois, em estudos já publicados, necessita-se de um “conhecimento de si” para a ingestão de Carboidratos (Manutenção da Energia), ou Água (Hidratação) na hora certa pois a má administração do mesmo pode causar a perda de rendimento durante o treinamento. Alguns especialistas sugerem que a administração de Maltodextrina ou outro tipo de Carboidrato (Mel, Glicose de Amido, Melado de Cana) para corredores seja feita acima de 10km para Corridas ou treinos.
Lembre-se que cabe a um profissional da área da Nutrição adequar e dosar a quantidade de Maltodextrina a ser ingerida pela pessoa, isso significa que você deve ter uma dieta a seguir. Até a próxima...
Abraços!



Nenhum comentário:
Postar um comentário