Um novo blog para adeptos do Exercício Físico.

Uma forma mais simples e descontraída de se entender os benefícios do exercício físico, como treinar, onde treinar e porque treinar, tendo o Profissinal de Educação Física no papel de treinador e incetivador.

domingo, 25 de setembro de 2011

"FALTA DE TEMPO”: Veredicto - Por, unanimidade CULPADO!


            E ai pessoal, tudo bem?

            Vamos começar por uma frase muito pronunciada por todas as pessoas que tem uma desculpa para dar a respeito de pratica de exercícios regularmente. “EU NÃO TENHO TEMPO!”, isso de fato é uma UNANIMIDADE em nosso dia-a-dia.
            O mais engraçado de tudo é ver as pessoas “arrumando” compromissos, e as vezes até mentiras para não praticar uma Corrida, Musculação, ou qualquer aula, isso sem dúvida é uma particularidade de cada um...
            A culpa de tudo isso é só sua, pois a “FALTA DE TEMPO” é apenas uma questão de organização do seu tempo livre, e com isso a busca de uma melhor qualidade de vida através do método mais PROFILÁTICO que existe, os EXERCÍCIOS FÍSICOS ficam sempre para segundo plano. Parece que não, vou tentar adivinhar... muita gente acha melhor chegar em casa dizendo que está cansado, morto, empanturrando-se de comida, cerveja, vinho ou doce querendo ter uma melhor qualidade de sono, relaxar e etc... Você pode até relaxar com isso vai começar a ter os “benefícios” no seu ponto de vista secundários: aumento de peso, hipertensão arterial, diabetes, colesterol, pré-disposição ao alcoolismo (pois o efeito da bebida provoca certo “costume” em seu sistema nervoso), obesidade, onde você em um momento de Stress pode chegar a ter um AVC (Acidente Vascular Cerebral), Infarto do Miocárdio, um pré-disposição ao aparecimento de Câncer.
            Com certeza, depois de acontecer algo com você, como descrevi acima, você vai lembrar de que aqueles 40 a 60 minutos que você desperdiçou, literalmente na “ESBÓRNIA”, poderiam mudar muito a sua vida, e tudo aquilo que você leu em revistas de reconhecimento mundial (Veja, Época entre outras) tem fundamento e você estaria com uma saúde muito melhor e não levar esse susto. Saiba que devido a essa ESBÓRNIA, você vai continuar tendo uma vida legal, porém sempre lembrando que qualquer esforço maior, ou Stress a mais, pode levar você a óbito, então um simples chute na bola para o seu filho num parque da cidade pode levá-lo a Morte. Você ainda está reclamando da FALTA DE TEMPO para pratica de EXERCÍCIOS FÍSICOS?
            Nos dias de hoje, sabe-se que de 40 a 60 minutos diários de Exercícios Físicos eleva a qualidade de vida e a longevidade. Sabe-se também que os efeitos de relaxamento que você procurava em comidas, bebidas, doces  etc... são maiores com os Exercícios como já publicados em artigos neste blog.
            Lembre-se que Exercícios Físicos e Alimentação saudável, não é perda de tempo, mas sim sinal de longevidade...


            Fica a Dica... 

            Abraço a todos!

domingo, 11 de setembro de 2011

TREINAMENTO FUNCIONAL – A “Moda” é antiga...



           










            E ai pessoal, tudo bem?

            Hoje, é uma UNANIMIDADE, o Treinamento Funcional chegou para ficar, e trouxe um novo método de exercício físico para complementar toda a gama de sistemas de treinamentos existentes! PERAÍ – chegou para ficar? Desculpe-me a expressão, mas Sistema de Treinamento do Momento, NÃO CHEGOU para ficar, simplesmente ele já existe há muito, muito tempo, na verdade ele se fixou aqui no Brasil e no mundo nesses últimos anos.
            O Treinamento Funcional vem sido usado há muitos anos em diversos países como um sistema de treinamento, que como o próprio nome diz, da funcionalidade (estilo o “Titibilidade”) a execução de movimentos, com um gasto energético maior devido ao seu esforço físico intenso ( pois recruta um maior número de grupos musculares), aumentando a força de certos movimentos. Isso mesmo!
O Treinamento Funcional foi criado para melhorar a mecânica de movimentos em ESPORTES distintos, fazendo com isso que os atletas executassem o movimento proposto do seu esporte com mais perfeição e menor exigência física (desgaste), pois os músculos ativos e os auxiliares teriam uma melhora no seu condicionamento. Podemos dizer que hoje, até uma simples Musculação é um Treinamento Funcional para uma pessoa Idosa, pois a necessidade de ganhar força muscular e a manutenção da massa magra é essencial para pessoas nesta faixa etária, além dos inúmeros outros benefícios a saúde para esta pessoa. Os Mariners americanos fazem uso do Treinamento Funcional em seu programa de Condicionamento Físico com exercícios próprios para seu cotidiano, no Brasil está prática é feita também pelos policiais do BOPE como visto em várias revistas de exercícios físicos como o trabalho de condicionamento de carregar um Fuzil, escaladas, treinamento mental, tudo isso se encaixa em um sistema de Treinamento Funcional para soldados.
            Podemos dizer ainda que é um sistema de Treinamento usado na Grécia Antiga, Esparta, Idade Média entre outros.
Em se tratando de Exercício Físico, podemos citar o Treinamento Funcional, essa nova moda na academias vem conquistando a cada dia mais adeptos e com louvor, pois é uma forma de treinamento um tanto quanto complexa.
            O Treinamento Funcional é de certa forma uma “moda” nas academias, como toda “moda” ela volta a tona novamente. Por que voltar a tona? O meio de treinamento usado no sistema de Treinamento Funcional não vem de hoje, o uso de Thera Band (Faixa Elástica), o Rubber Band (parecido com um tubo de látex, garrote, ou tripa de mico), Bola Suiça, Balance Disc, Bulgarian Bag, Kettelbell, corridas usando resistência entre outros, são aplicados a atletas de alto nível, em treinamentos específicos para cada modalidade esportiva (daí o nome Treinamento Funcional).

        O grande atrativo do Treinamento Funcional é a variação de exercícios diferentes da Musculação, pois exige um trabalho em conjunto devido aos estímulos musculares conjuntos como o uso do Treinamento Proprioceptivo ( exige do trabalho de equilíbrio), Treinamento Isométrico ( estático), Treinamento Cardiorespiratório ( usando corridas curtas e intensas com ou sem o uso de acessórios), Treinamento Pendular ( uso de movimentos de pêndulo com o corpo) Treinamento em Suspensão ( geralmente conhecido como TRX), Treinamento Core (que trabalha a região do Core = abdomen, quadril e lombar), Pilates (podendo este ser de solo, com Bola ou Aparelhos específicos), Treinamento com Dumbbells (Pesos de academias) entre outros métodos, que levam o praticante a sair da rotina dos treinamentos em academias.
            Por isso eu posso dizer que o Treinamento Funcional é uma “moda retrô” e ele NÃO CHEGOU, mas sim VOLTOU para as academias.


            Até a próxima!!

            Abraços

domingo, 4 de setembro de 2011

A MODA É "FUNCIONAL" - A NUTRIÇÃO FUNCIONAL

            E ai pessoal, tudo bem?
            Nesta matéria, vou tentar explicar por que o nome “Funcional” está tão em evidência.
         Realmente, como diz o próprio título “A MODA É FUNCIONAL”, SIM!
            Deparamos-nos com várias novidades “Funcionais”, como a Nutrição Funcional, o Treinamento Funcional entre outras formas que simplesmente explica  a melhora das nossas funções. É um tanto quanto complicado mais vou explicar...
           A Nutrição Funcional é a evolução da Nutrição tradicional, hoje no século XXI. Essa “nova” forma de Reeducação Alimentar baseia-se nos ensinamentos básicos das aulas de Biologia sobre o funcionamento das células. “Mudanças no cardápio de uma pessoa, a partir do levantamento detalhado de suas características, podem melhorar a sua disposição, tratar problemas como enxaqueca e evitar a ocorrência de doenças crônicas como a obesidade e o diabetes”.  
            A Nutrição Funcional aplica a ciência dos nutrientes para restabelecer o equilíbrio e o bem estar do organismo de cada pessoa através de um sistema de rastreamento de sinais ou sintomas de cada paciente onde apresenta um excesso ou carência de determinados nutrientes. Aparecendo ai um novo termo “rastreamento bioquímico e metabólico” pois através desta técnica a Nutricionista pode saber quando um alimento funciona ou não, provocar ou não um tipo de doença.
            Muitos especialistas denominam a Obesidade como “Doença Inflamatória” comumente tratada com contagem de calorias e açucares consumido na Nutrição Funcional, existe uma escolha dos alimentos de acordo com as características individuais. Algumas toxinas ambientais contribuem para a predisposição da Obesidade e outras desordens, neste caso uma dieta “antioxidante” individualizada pode ser bastante útil para combatê-las e ajudar na perda e no controle do peso, explica Valeria Pachoal da VP Consultoria Nutricional.  Valeria também salienta que desequilíbrios nutricionais no sistema imunológico desencadeiam processos alérgicos provocando com isso doenças crônicas como obesidade, depressão, fibromialgia, artrite reumatóide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil dentre outras. Hoje, os nutricionistas funcionais se envolvem no tratamento de diversos distúrbios metabólicos e neuropsiquiátricos. Além disso, atuam na área esportiva (vários atletas da delegação olímpica brasileira adotam a Nutrição Funcional), clubes de futebol, academias em hospitais, empresas, escolas, clínicas e em programas de orientação a gestantes.
             Cabe salientar que toda reeducação alimentar ou programa parecido sempre pode se potencializar com o Exercício Físico.
             No próximo texto estarei abordando o Treinamento Funcional.

             


             Até a próxima...


             Abraços