Um novo blog para adeptos do Exercício Físico.

Uma forma mais simples e descontraída de se entender os benefícios do exercício físico, como treinar, onde treinar e porque treinar, tendo o Profissinal de Educação Física no papel de treinador e incetivador.

domingo, 4 de setembro de 2011

A MODA É "FUNCIONAL" - A NUTRIÇÃO FUNCIONAL

            E ai pessoal, tudo bem?
            Nesta matéria, vou tentar explicar por que o nome “Funcional” está tão em evidência.
         Realmente, como diz o próprio título “A MODA É FUNCIONAL”, SIM!
            Deparamos-nos com várias novidades “Funcionais”, como a Nutrição Funcional, o Treinamento Funcional entre outras formas que simplesmente explica  a melhora das nossas funções. É um tanto quanto complicado mais vou explicar...
           A Nutrição Funcional é a evolução da Nutrição tradicional, hoje no século XXI. Essa “nova” forma de Reeducação Alimentar baseia-se nos ensinamentos básicos das aulas de Biologia sobre o funcionamento das células. “Mudanças no cardápio de uma pessoa, a partir do levantamento detalhado de suas características, podem melhorar a sua disposição, tratar problemas como enxaqueca e evitar a ocorrência de doenças crônicas como a obesidade e o diabetes”.  
            A Nutrição Funcional aplica a ciência dos nutrientes para restabelecer o equilíbrio e o bem estar do organismo de cada pessoa através de um sistema de rastreamento de sinais ou sintomas de cada paciente onde apresenta um excesso ou carência de determinados nutrientes. Aparecendo ai um novo termo “rastreamento bioquímico e metabólico” pois através desta técnica a Nutricionista pode saber quando um alimento funciona ou não, provocar ou não um tipo de doença.
            Muitos especialistas denominam a Obesidade como “Doença Inflamatória” comumente tratada com contagem de calorias e açucares consumido na Nutrição Funcional, existe uma escolha dos alimentos de acordo com as características individuais. Algumas toxinas ambientais contribuem para a predisposição da Obesidade e outras desordens, neste caso uma dieta “antioxidante” individualizada pode ser bastante útil para combatê-las e ajudar na perda e no controle do peso, explica Valeria Pachoal da VP Consultoria Nutricional.  Valeria também salienta que desequilíbrios nutricionais no sistema imunológico desencadeiam processos alérgicos provocando com isso doenças crônicas como obesidade, depressão, fibromialgia, artrite reumatóide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil dentre outras. Hoje, os nutricionistas funcionais se envolvem no tratamento de diversos distúrbios metabólicos e neuropsiquiátricos. Além disso, atuam na área esportiva (vários atletas da delegação olímpica brasileira adotam a Nutrição Funcional), clubes de futebol, academias em hospitais, empresas, escolas, clínicas e em programas de orientação a gestantes.
             Cabe salientar que toda reeducação alimentar ou programa parecido sempre pode se potencializar com o Exercício Físico.
             No próximo texto estarei abordando o Treinamento Funcional.

             


             Até a próxima...


             Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário