
E ai pessoal, tudo bem?
Hoje, é uma UNANIMIDADE, o Treinamento Funcional chegou para ficar, e trouxe um novo método de exercício físico para complementar toda a gama de sistemas de treinamentos existentes! PERAÍ – chegou para ficar? Desculpe-me a expressão, mas Sistema de Treinamento do Momento, NÃO CHEGOU para ficar, simplesmente ele já existe há muito, muito tempo, na verdade ele se fixou aqui no Brasil e no mundo nesses últimos anos.
O Treinamento Funcional vem sido usado há muitos anos em diversos países como um sistema de treinamento, que como o próprio nome diz, da funcionalidade (estilo o “Titibilidade”) a execução de movimentos, com um gasto energético maior devido ao seu esforço físico intenso ( pois recruta um maior número de grupos musculares), aumentando a força de certos movimentos. Isso mesmo!
O Treinamento Funcional foi criado para melhorar a mecânica de movimentos em ESPORTES distintos, fazendo com isso que os atletas executassem o movimento proposto do seu esporte com mais perfeição e menor exigência física (desgaste), pois os músculos ativos e os auxiliares teriam uma melhora no seu condicionamento. Podemos dizer que hoje, até uma simples Musculação é um Treinamento Funcional para uma pessoa Idosa, pois a necessidade de ganhar força muscular e a manutenção da massa magra é essencial para pessoas nesta faixa etária, além dos inúmeros outros benefícios a saúde para esta pessoa. Os Mariners americanos fazem uso do Treinamento Funcional em seu programa de Condicionamento Físico com exercícios próprios para seu cotidiano, no Brasil está prática é feita também pelos policiais do BOPE como visto em várias revistas de exercícios físicos como o trabalho de condicionamento de carregar um Fuzil, escaladas, treinamento mental, tudo isso se encaixa em um sistema de Treinamento Funcional para soldados.
Podemos dizer ainda que é um sistema de Treinamento usado na Grécia Antiga, Esparta, Idade Média entre outros.
Em se tratando de Exercício Físico, podemos citar o Treinamento Funcional, essa nova moda na academias vem conquistando a cada dia mais adeptos e com louvor, pois é uma forma de treinamento um tanto quanto complexa.
O Treinamento Funcional é de certa forma uma “moda” nas academias, como toda “moda” ela volta a tona novamente. Por que voltar a tona? O meio de treinamento usado no sistema de Treinamento Funcional não vem de hoje, o uso de Thera Band (Faixa Elástica), o Rubber Band (parecido com um tubo de látex, garrote, ou tripa de mico), Bola Suiça, Balance Disc, Bulgarian Bag, Kettelbell, corridas usando resistência entre outros, são aplicados a atletas de alto nível, em treinamentos específicos para cada modalidade esportiva (daí o nome Treinamento Funcional). O grande atrativo do Treinamento Funcional é a variação de exercícios diferentes da Musculação, pois exige um trabalho em conjunto devido aos estímulos musculares conjuntos como o uso do Treinamento Proprioceptivo ( exige do trabalho de equilíbrio), Treinamento Isométrico ( estático), Treinamento Cardiorespiratório ( usando corridas curtas e intensas com ou sem o uso de acessórios), Treinamento Pendular ( uso de movimentos de pêndulo com o corpo) Treinamento em Suspensão ( geralmente conhecido como TRX), Treinamento Core (que trabalha a região do Core = abdomen, quadril e lombar), Pilates (podendo este ser de solo, com Bola ou Aparelhos específicos), Treinamento com Dumbbells (Pesos de academias) entre outros métodos, que levam o praticante a sair da rotina dos treinamentos em academias.
Por isso eu posso dizer que o Treinamento Funcional é uma “moda retrô” e ele NÃO CHEGOU, mas sim VOLTOU para as academias. Até a próxima!!
Abraços



Nenhum comentário:
Postar um comentário