Um novo blog para adeptos do Exercício Físico.

Uma forma mais simples e descontraída de se entender os benefícios do exercício físico, como treinar, onde treinar e porque treinar, tendo o Profissinal de Educação Física no papel de treinador e incetivador.

domingo, 27 de novembro de 2011

ENVELHECER É OPCIONAL?

          E ai pessoal, tudo bem?

     Neste texto vou abordar um assunto um tanto quanto delicado: "O MEDO DE ENVELHECER"... isso mesmo, muitas pessoas ainda tem este medo.
          Muitas pessoas envelhecem sem saber e isso não é um fator só FISIOLÓGICO, claro que fisiologicamente ao envelhecermos nosso metabolismo diminui, engordamos mais fácil, é mais difícil de emagrecer ( já que estudos comprovaram que nosso metabolismo diminui em 10% a cada década, isso mesmo, 1% ao ano), nosso condicionamento físico a cada ano parece menor, começamos a sentir dores que nunca sentimos, e descobrir que é possível  "ficar travado", quando temos uma crise aguda de Ciático, percebemos que a Balada de um dia atrás pode durar mais de 2 dias ( Ressaca), entre outras que já passamos...
           Porém o  que mais se observa hoje é o "Envelhecimento Opcional" das pessoas, isso mesmo, muitas vezes conhecemos pessoas velhas aos 20 anos de idade, 25 anos entre outros anos, isso porque elas ENVELHECEM MENTALMENTE, isso mesmo o "Envelhecimento Mental"  está cada vez mais evidente nos dias de hoje, o que mostra que nosso dia muito conturbado, corrido e estressane está aumentado cada vez mais "Velhos Funcionais"... 
              Esses "Velhos Funcionais", geralmente são pessoas jovens que praticam Exercícios Físicos regularmente, que fazem uso de Suplemento Alimentar corretamente, usam roupas da moda, mais infelizmente "Pensam e Raciocinam" como VELHOS,  isso se torna uma rotina. Ai eu pergunto: ENVELHECER É OPCIONAL?

          Do ponto de vista deste que escreve, percebe-se que SIM, o  EVELHECER É OPCIONAL SIM!
           Indiretamente isso está em prova, pois vemos pessoas MAIS VELHAS com uma mentalidade jovem, com uma forma de pensar diferente, mais moderna e ativa, interagindo a cada dia com pessoas mais jovens e sensatas... Não estou querendo aqui estimular o aparcimento de "Tiozões", com roupas justas e "pagando" de garotos, mas sim mostrando uma opção mais saudável em mudar sua forma de pensar e agir, excluíndo esse "envelhecimento total" já que sabemos que o envelhecimento fisológico é inevitável, porque não mudar o jeito de pensar, fazendo com que o envlhecimeno mental tenha um "certo" retardo? Pense nisso!
               Em si tratando de baixa no metabolismo, vamos ser realistas? É melhor... sim, nosso metabolismo fica mais lento e o que comemos sempre engorda mais do que em outras pessoas mais novas? SIM, esse fenômeno acontece sim, o que podemos tirar de todo esse problema é : OU VOU COMER MENOS, O VOU TREINAR MAIS! OU MELHOR, PORQUE NÃO FAZER OS DOIS? Exatamente, pois se sabemos que nosso metabolismo é mais lento, vamos ter que aumentar o gasto calórico, e com isso diminuir o que ingerimos erradamente nos finais de semana e nos excessos semanais...rs. Uma outra forma de pensar é a seguinte: Já que vocêr quer exagerar, EXAGERE 1 DIA na semana e regule novamente nos outros 6 dias, com isso você vai poder aproveitar melhor suas reuniões. Evite ficar falando (se gabando)  que com a idade que você tem, ainda está com uma aparência saudável, isso só vai assinar seu estado de  "Envelhecimento Total", e vai deixar claro pros outros que você pode muito bem dormir no "formol" para manter seu corpo... Se você está com um corpo legal, as pessoas observam, não é necessário você ficar se gabando...
                Evite a comparação com pessoas mais novas, isso faz com que você também assine seu estado "Envelhecimento Total"...
              
            Fica a dica para as pessoas que ainda se jugam velhas... o "Envelhecimento" vem principalmente da sua cabeça, se você mudar seu jeito e forma de pensar, com certeza tudo mudará e automaticamente irá gradativamente se tornar uma pessoa mais jovem...


               Pense nisso!

               Menti Sana in Corpore Sano!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

AMINOÁCIDOS? Necessários?

     E ai pessoal, tudo bem?

     Nesta matéria vamos esclarecer um dos maiores mitos sobre os AMINOÁCIDOS, qual é o melhor? Para que realmente serve? E por que são fundamentais?

     O BCAA é um conjunto de aminoácidos mais conhecido, pois ele engloba uma cadeia de AMINOÁCIDOS  ( VALINA, LEUCINA E ISOLEUCINA ) eles ajudam na redução da fadiga muscular, favorecendo com isso  a recuperação muscular, reduzindo a perda de outros AMINOÁCIDOS existentes no músculo durante o exercício físico e ajudam nosso corpo a absorver proteína. E tudo isso comprovado científicamente. Antes e durante o treino, irá aumentar sua performance e postergar a fadiga em dietas restritivas a perda de gordura e a manutenção da massa muscular. E além disso, faz papel essencial no ganho de massa muscular magra quando utilizado pós-treino, criando condições anabólicas excelentes, evitando ainda o catabolismo. Cabe aqui lembrar que, qdo utilizado no pós treino é essencial seu uso combinado com carboidrato de fácil absorção, sendo este utilizado como fonte de energia alternativa e proporciona o aumento das taxas de insulina, favorecendo o transporte desses nutrientes para as células.
        O que mais chama atenção é que esse tipo de AMINOÁCIDO é o mais consumido em forma de supelmentação alimentar, muitas vezes as pessoas não tem informação necessária, mais temos um X maior de AMINOÁCIDOS presentes em nosso corpo onde muitas vezes, não é o BCAA que vai suprir a sua falta, e nem o alimento necessário será ingerido.

          Abaixo vou relacionar os AMINOÁCIDOS necessários para ingestão:

        Ácido Aspártico - apesar de ser considerado um aminoácido não-essencial, desempenha um papel vital no metabolismo durante a construção de outros aminoácidos e bioquímicos no ciclo do ácido cítrico. Entre os bioquímicos sintetizados a partir do ácido aspártico estão a asparagina, a arginina, a lisina, a metionina, a treonina, a isoleucina e diversos nucleotídeos. O aspartato representa cerca de 6% dos aminoácidos das proteínas do organismo humano. Batatas e amendoins são ricos em aspartato.

        Ácido Glutâmico - esta carga negativa torna o ácido glutâmico uma molécula bastante polar e presente no exterior de proteínas e enzimas, onde fica livre interagir com os meios celulares aquosos que o cercam. O glutamato representa cerca de 9% dos aminoácidos das proteínas do organismo humano. É o mais freqüente dos 20 aminoácidos na seqüência primária de nossas proteínas. O pão e os cereais são ricos em glutamato.

        Alanina - este aminoácido é um dos mais empregados na construção de proteinas. A alanina possui um papel terapêutico pequeno em seres humanos, apesar de apresentar efeitos de redução de colesterol em ratos. A alanina representa cerca de 6% dos aminoácidos das proteínas  do organismo humano. Miúdos, tripas e vísceras são ricas em alanina
Histidina A histidina representa cerca de 3% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo. A carne, as vísceras e miúdos são ricos em histidina.
       
        Arginina  - representa cerca de 7% dos aminoácidos das proteínas do organismo humano. Fontes naturais da arginina são o arroz marrom, castanhas, avelãs, pipocas, uvas passas, e produtos de trigo integral.

        Cisteína  - representa cerca de 1% dos aminoácidos das proteínas do organismo humano. O pescado é rico em cisteína        

         Fenilalanina - esta característica é geralmente empregada como uma ferramenta analítica e serve para qualificar a quantidade de proteína em uma amostra. A fenilalanina possui papel-chave na biossíntese de outros aminoácidos e de alguns neurotransmissores. É também o aminoácido aromático mais comum em proteínas e enzimas; representa cerca de 4% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo. Pão, ovos, vísceras, miúdos são ricos em fenilalanina.

       Glicina - é o segundo aminoácido mais comum em proteínas: representa cerca de 5% dos aminoácidos das proteínas do organismo humano. A cevada, o arroz e a gelatina são ricos em glicina.

        Hidroxiprolina - é derivada do aminoácido prolina e é utilizada quase exclusivamente em proteínas estruturais, como o colágeno, tecidos conectivos em animais, e nas paredes celulares de vegetais O colágeno não-hidroxilado é comumente chamado pró-colágeno.
  
         Isoleucina - está envolvido na força e resistência muscular, Regulação da síntese protéica, manutenção da massa muscular corpórea, hipoproteinemia e desnutrição.

        
         Leucina -  não produzido pelo organismo e utilizado para sintetizar proteínas. Atua como fonte de energia nos exercícios físicos. Síntese protéica no músculo esquelético após exercício físico. há uma diminuição no nível de leucina e uma redução no estoque de glicogênio durante o exercício aeróbico exaustivo. 

         Lisina - conjunto dos vinte aminoácidos.  A lisina ajuda no crescimento ósseo, auxiliando na formação de colágeno, além disso, ela é um dos componentes de: ossos, cartilagens e outros tecidos conectivos.

         Metionina - este aminoácido que contém enxofre também serve de fonte de enxofre para a cisteína em animais e seres humanos. Neste aspecto, a metionina é considerada um aminoácido essencial, ao contrário da cisteína, ou seja, a cisteína é não-essencial desde que a dieta contenha quantidades suficientes de metionina. A metionina representa cerca de 2% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo. Os ovos são ricos em metionina.

         Prolina - é sintetizada a partir do ácido glutâmico, antes de sua incorporação em pró-colágeno, durante a tradução do RNA-mensageiro. Após a síntese da proteína pró-colágeno, ela é convertida em hidroxiprolina por uma modificação pós-tradução. A prolina representa cerca de 4% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo. Pão, leite, gelatina são ricos em prolina.

         Serina - é encontrada também na porção ativa de uma importante classe de enzimas chamada de “proteases de serina”, que incluem a tripsina e a quimotripsina. Estas enzimas catalisam a hidrólise das ligações peptídicas em polipeptídios e proteínas, uma das principais funções do processo digestivo. A serina representa cerca de 4% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo. Arroz, ovos, leite são ricos em serina.

        Tirosina - este aminoácido hidroxilado participa da síntese de diversas substâncias bioquímicas importantes, incluindo os hormônios da tireóide, os pigmentos biológicos da melanina, e as catecolaminas, uma categoria importante de reguladores biológicos A tirosina representa cerca de 3% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo. Queijos, leite e arroz são ricos em tirosina.

         Treonina - é outro aminoácido contendo álcool que não pode ser produzido pelo organismo e precisa ser consumido na dieta. Este aminoácido desempenha um papel importante, junto com a glicina e a serina, no metabolismo de porfirina. A treonina representa cerca de 4% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo. Os ovos são ricos são ricos em treonina.

          Triptofano -  cadeia lateral indol incomum do triptofano é também o núcleo do importante neurotransmissor serotonina, que é biossintetizado a partir do triptofano. A porção aromática do triptofano serve como um marcador ultravioleta para a detecção deste aminoácido tanto de forma separada, ou incorporado em proteínas e enzimas, através de espectro-fotometria ultravioleta. O triptofano representa cerca de 1% dos aminoácidos das proteínas de nosso organismo: é o mais raro dos aminoácidos na seqüência primária de nossas proteínas. Os ovos e o coco são ricos em triptofano.

          Valina - é um aminoácido alifático primo da leucina e da isoleucina, tanto em estrutura, como em função. Estes aminoácidos são extremamente hidrofóbicos e são quase sempre encontrados no interior de proteínas. Eles raramente são úteis em reações bioquímicas normais, mas estão relegados à função de determinar a estrutura tridimensional das proteínas devido à sua natureza hidrofóbica. A valina representa cerca de 5% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo. Leite e ovos são ricos em valina.
          Fica a Dica... 

          Grande Abraço a todos!
        

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A DIETA DOS FRANCESES


       O Dr. Will Clower, médico neurofisiologista desenvolveu, durante sua estada  de dois anos no Institute of Cognitive Science, em Lyon, na França, um plano de 10 etapaspara nunca mais fazer dieta e, ainda assim, com saúde, como os franceses.
           "Descobri que os franceses violam todas as regras alimentares que  estipulamos para nós.
            E, apesar de seus cremes, queijos, manteigas e pães, a taxa de obesidade na França é de apenas 11,3%da população, segundo pesquisa realizada em 2005 pela Internacional Obesity Task Force.
                            O programa de emagrecimento saudável é baseado em quatro grandes princípios básicos:
                            Comer alimentos de verdade, aprender a comer, reduzir a quantidade de comida e ser ativo, sem necessariamente se exercitar. Em uma volta pelo supermercado fiquei impressionado com os laticínios -  fileiras e fileiras de queijos, uma geladeira inteira só pra iogurtes e queijos frescos...
                            Onde estavam os produtos light?
                           Segundo o médico, estamos inundados de alimentos artificiais- açúcares sintéticos, gorduras sintéticas e produtos alimentícios artificiais.
                           Falta-nos reaprender o que é comida de verdade, já que é a ingestão dela   que  proporciona ao corpo a nutrição na forma de que ele necessita. Clower afirma que em vez de estimular a ingestão de novas substâncias químicas para enganar o organismo, o programa mostra porque alimentos de verdade funcionam em favor do corpo.
                            "Temos que reaprender o que é comida de verdade.
                           Alimentos de verdade são os produtos naturais, que podem ser encontrados em  um texto de biologia e que normalmente fazem parte da cadeia alimentar.  Refrigerantes não dão em árvore, margarina é uma invenção, e os corantes,  conservantes e estabilizantes que aumentam a vida do produto não foram  feitos para o nosso corpo", defende.
                          Em sua observação dos costumes alimentares franceses, o médico descobriu  que os franceses não comem alimentos processados, não evitam gorduras, chocolates e nem carboidratos, não tomam suplementos alimentares, não se  abstêm do vinho no almoço e no jantar e não comem com pressa.
                         Ao adotar os hábitos franceses, ele e a mulher emagreceram
                         Entre outras dicas, Clower prescreve uma limpa na despensa e na geladeira,   com o auxílio de que se deve ter em casa, fala sobre os benefícios do vinho, com moderação, é claro, da importância de se passar mais tempo à mesa, usufruindo do sabor da comida e de como isso auxilia a   diminuir o tamanho das porções, e da necessidade de se manter ativo.
                         Os resultados, garante ele, surgem em seguida.

                      PLANO DE 10 ETAPAS PARA NUNCA MAIS FAZER DIETA

                          1 - Comer devagar.
                          
                          Comer muito rápido faz comer mais. O estômago demora cerca de 20 minutos para mandar um sinal para o cérebro. Comendo devagar, o cérebro tem tempo de receber a mensagem de que seu corpo está satisfeito.
 
                          2 - Garfadas menores.

                         O paladar está na superfície da língua. Se a sua boca está cheia de comida, você nem sente o gosto.

                          3 - Concentre-se na comida.

                          Comer em frente à TVou no carro faz o momento se tornar irrelevante.A falta de atenção faz com que se coma demais. 

                          4 - Apóie o garfo no prato.

                         Se ainda tem comida na sua boca, coloque o garfo no prato. Não o encha novamente até que tenha engolido. 

                          5 - Sirva a comida em pratos pequenos. 


                          Isso resolve dois problemas de uma só vez: o de lavar a louça e o fato de você comer com os olhos. 

                          6 - Comida sem gordura engorda.

                         Comidas sem gordura não satisfazem e contêm mais

                         7 - Se não for comida, não coma.

                        Nosso corpo sabe o que é comida de verdade: carnes, frutas, verduras. Invenções como coca-cola causam problemas de saúde e de sobrepeso.

                         8 - Coma em etapas.
                        
                         Coma a salada primeiro. Isso ajuda a ganhar tempo à mesa e previne que você coma rápido e em grande quantidade.

                         9 - Gordura é necessária na dieta.

                         Seu corpo e cérebro necessitam de gordura para serem saudáveis. Você come uma quantidade normal de gordura quando come alimentos de verdade, como manteiga, azeite, ovos, castanhas e queijos.

                        10 - Alta qualidade da comida leva a comer menos quantidade.

                 ALIMENTOS QUE SE DEVE TER SEMPRE EM CASA:

Peixes (salmão, sardinha, atum)
Grãos (granola, aveia, arroz)
Hortaliças(feijões, cebola, batata, abóbora, tomate)
Óleos e vinagres (azeite de oliva, óleo 100% vegetal, vinagre)
Produtos de padaria (farinha, ervas, temperos, açúcar branco ou mascavo, pimenta, sal)
Lanches(frutas desidratadas, biscoitos não-hidrogenados, nozes, azeitona)
Condimentos (mostarda, maionese de verdade)
Lacticínios (manteiga, queijo, ovos, leite, iogurte)
Bebidas  (café, cerveja, suco de fruta, chá, água, vinho)
O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UM REFRIGERANTE
Base   =   1 lata padrão

                       Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico  corta o gosto.
                    
                      20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura.  (É muito para este momento em particular.)

                       40 minutos:
 A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

                       45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do  corpo. Fisicamente, funciona como com a heroína.

                       50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros  adoçantes aumentam a excreção de cálcio  na urina.

                       60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação.  Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais  seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante,  mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

Pense nisso antes de beber refrigerantes.
Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais!!!
Em sendo possível, dê preferência por aqueles que se vê as frutas (de boa procedência) sendo preparadas..
Seu corpo agradece!
Esta não onze e cinco  quilos, respectivamente. açúcares. é uma campanha para prejudicar a venda deste ou daquele refrigerante,  mas sim, uma Campanha pela Saúde; sua e do seu bolso, que deixará de comprar muitos remédios....

domingo, 23 de outubro de 2011

INTENSIVE FUNCTIONAL WORKOUT - 40 min


E ai pessoal, tudo bem?

Vamos ser diretos quanto as jusficiativas, você não levou a sério a matéria " É no Inverno que se começa o Projeto Verão  (http://magalhaes-assessoriaesportiva.blogspot.com/2011/05/e-no-inverno-que-comeca-o-projeto-verao.html), vamos apresentar uma sequência de Exercícios Funcionais, tendo uma forma diversificada de treinamento, tendo uma ativação motora maior, com isso AUMENTANDO SEU GASTO ENERGÉTICO e o AUMENTO DA QUEIMA CALÓRICA.


INTENSIVE FUNCTIONAL WORKOUT -  40 min.


 
Goblet Squat - 3x12
Mountain Climber 3x15 cada perna
Split Jump - 3x10 cada lado
Dumbbell Alternate Row - 3x12
 
Dumbbell Side Lunge - 3x10 cada lado
Push up -Position Row - 3x8 cada lado

Singel Arm Dumbbell Swing - 3x10 cada lado

T - Push Up - 3x8 cada lado

Dumbbell  Lunge and Rotation - 3x10 cada lado

Dumbbell Push Press - 3x 10

Lembre-se que todo Exercício Funcional, você tem que ter a conciência corporal para realizá-lo, sendo necessaário ter um trabalho muito intenso da região do Core e a Estabilização da Coluna.

Estes exercícios foram testados por este que escreve, em uma escala de esforço (Borg) que vai de 6 a 20 ( 6 sendo muito, muito leve e 20 EXAUSTIVO, classifico como 17 em nível de Intensidade).

Obs: estes Exercícios Funcionais podem ser executados sem peso para adaptação e concientização do movimento a executar.

Até a próxima...
Abraços!

domingo, 2 de outubro de 2011

Só 40 minutos??? Saiba que é muito tempo…


            E ai pessoal, tudo bem?
            Hoje vou tentar fazer você mudar um pouco sua rotina, ou melhor, VOU tentar estimular você que acessa o blog, mas ainda reluta e muito a começar uma rotina de treinos diários...
            Este sistema de Treinamento Físico está sendo muito utilizado nas grandes cidades, onde pessoas como VOCÊ que trabalha demais, arrumam pelo menos 40 minutinhos para se exercitar. Conhecido e americanizado como “Fast Training ele proporciona uma maneira rápida e eficiente de condicionamento físico para pessoas “Muito Ocupadas e Sem Tempo” para cuidar da saúde.
            Neste sistema de treinamento físico você pode, simplesmente, praticar um Treino Aeróbio (Corridas, Caminhadas, Ciclismo, Natação e etc) em diversas intensidades; Treinos Anaeróbios com exercícios Resistidos (Musculação); ou um Treino Concorrente (mais conhecido como circuito) esse treino você pode mesclar treinos de Musculação com Corridas, Bicicletas, Elipticons, Pular Corda, entre outros.
            Lembre-se que ORGANIZAÇÃO é a melhor palavra para VOCÊ que quer ter uma melhora na sua qualidade de vida, ter mais disposição no dia-a-dia e melhorar sua estética.

         Dicas:

1)    Treinamento Resistido (Musculação): Você pode muito bem começar um treino em Circuito executando 1 exercício por grupo muscular e seguidos, ex: Supino Reto – Pulley Costas – Leg Press – Desenvolvimento Ombros- Pulley Triceps – Rosca Direta, e em seguida comece pelo primeiro exercício.
Dê prioridade para os grandes grupos musculares ( Peitorais, Costas e Pernas) pois o Gasto Calórico e Energético é maior e há o auxilio dos grupos musculares menores.
Alimente-se antes de treinar e sempre se hidratar.

2)    Treinamento Cardiorespiratório: Pratique caminhadas, corridas ou ciclismo de forma consciente e segura. Tome cuidado pelas ruas que você passa, procure sempre que possível correr em direção contrária aos veículos, isso mesmo, pois é mais fácil visualizar você nas ruas. Tome cuidado com as esquinas pois muitos condutores de veículos fazem graça não deixando você passar e muitas vezes até jogando o carro ou moto em cima de você.
Procure um horário confortável para você praticar o Treinamento Aeróbio, sendo logo pela manhã ou no final da tarde, tenha compromisso e meta, com dedicação os resultados aparecem e sua qualidade de vida melhora. Hidratar-se corretamente.


            Podemos através de algumas iniciativas uma espécie de “Condicionamento Animal”, pois se você conseguir entender, o seu cãozinho tem mais condicionamento que você pois ele sempre vai fazer suas necessidades nos lugares de costume e muitas vezes em horários idênticos, como também se você condicionar ele a passear ou correr em certa hora, ele sempre vai estar pronto para o evento.
 
            Valeu galera...

            Até a próxima.

            Abraços!

domingo, 25 de setembro de 2011

"FALTA DE TEMPO”: Veredicto - Por, unanimidade CULPADO!


            E ai pessoal, tudo bem?

            Vamos começar por uma frase muito pronunciada por todas as pessoas que tem uma desculpa para dar a respeito de pratica de exercícios regularmente. “EU NÃO TENHO TEMPO!”, isso de fato é uma UNANIMIDADE em nosso dia-a-dia.
            O mais engraçado de tudo é ver as pessoas “arrumando” compromissos, e as vezes até mentiras para não praticar uma Corrida, Musculação, ou qualquer aula, isso sem dúvida é uma particularidade de cada um...
            A culpa de tudo isso é só sua, pois a “FALTA DE TEMPO” é apenas uma questão de organização do seu tempo livre, e com isso a busca de uma melhor qualidade de vida através do método mais PROFILÁTICO que existe, os EXERCÍCIOS FÍSICOS ficam sempre para segundo plano. Parece que não, vou tentar adivinhar... muita gente acha melhor chegar em casa dizendo que está cansado, morto, empanturrando-se de comida, cerveja, vinho ou doce querendo ter uma melhor qualidade de sono, relaxar e etc... Você pode até relaxar com isso vai começar a ter os “benefícios” no seu ponto de vista secundários: aumento de peso, hipertensão arterial, diabetes, colesterol, pré-disposição ao alcoolismo (pois o efeito da bebida provoca certo “costume” em seu sistema nervoso), obesidade, onde você em um momento de Stress pode chegar a ter um AVC (Acidente Vascular Cerebral), Infarto do Miocárdio, um pré-disposição ao aparecimento de Câncer.
            Com certeza, depois de acontecer algo com você, como descrevi acima, você vai lembrar de que aqueles 40 a 60 minutos que você desperdiçou, literalmente na “ESBÓRNIA”, poderiam mudar muito a sua vida, e tudo aquilo que você leu em revistas de reconhecimento mundial (Veja, Época entre outras) tem fundamento e você estaria com uma saúde muito melhor e não levar esse susto. Saiba que devido a essa ESBÓRNIA, você vai continuar tendo uma vida legal, porém sempre lembrando que qualquer esforço maior, ou Stress a mais, pode levar você a óbito, então um simples chute na bola para o seu filho num parque da cidade pode levá-lo a Morte. Você ainda está reclamando da FALTA DE TEMPO para pratica de EXERCÍCIOS FÍSICOS?
            Nos dias de hoje, sabe-se que de 40 a 60 minutos diários de Exercícios Físicos eleva a qualidade de vida e a longevidade. Sabe-se também que os efeitos de relaxamento que você procurava em comidas, bebidas, doces  etc... são maiores com os Exercícios como já publicados em artigos neste blog.
            Lembre-se que Exercícios Físicos e Alimentação saudável, não é perda de tempo, mas sim sinal de longevidade...


            Fica a Dica... 

            Abraço a todos!

domingo, 11 de setembro de 2011

TREINAMENTO FUNCIONAL – A “Moda” é antiga...



           










            E ai pessoal, tudo bem?

            Hoje, é uma UNANIMIDADE, o Treinamento Funcional chegou para ficar, e trouxe um novo método de exercício físico para complementar toda a gama de sistemas de treinamentos existentes! PERAÍ – chegou para ficar? Desculpe-me a expressão, mas Sistema de Treinamento do Momento, NÃO CHEGOU para ficar, simplesmente ele já existe há muito, muito tempo, na verdade ele se fixou aqui no Brasil e no mundo nesses últimos anos.
            O Treinamento Funcional vem sido usado há muitos anos em diversos países como um sistema de treinamento, que como o próprio nome diz, da funcionalidade (estilo o “Titibilidade”) a execução de movimentos, com um gasto energético maior devido ao seu esforço físico intenso ( pois recruta um maior número de grupos musculares), aumentando a força de certos movimentos. Isso mesmo!
O Treinamento Funcional foi criado para melhorar a mecânica de movimentos em ESPORTES distintos, fazendo com isso que os atletas executassem o movimento proposto do seu esporte com mais perfeição e menor exigência física (desgaste), pois os músculos ativos e os auxiliares teriam uma melhora no seu condicionamento. Podemos dizer que hoje, até uma simples Musculação é um Treinamento Funcional para uma pessoa Idosa, pois a necessidade de ganhar força muscular e a manutenção da massa magra é essencial para pessoas nesta faixa etária, além dos inúmeros outros benefícios a saúde para esta pessoa. Os Mariners americanos fazem uso do Treinamento Funcional em seu programa de Condicionamento Físico com exercícios próprios para seu cotidiano, no Brasil está prática é feita também pelos policiais do BOPE como visto em várias revistas de exercícios físicos como o trabalho de condicionamento de carregar um Fuzil, escaladas, treinamento mental, tudo isso se encaixa em um sistema de Treinamento Funcional para soldados.
            Podemos dizer ainda que é um sistema de Treinamento usado na Grécia Antiga, Esparta, Idade Média entre outros.
Em se tratando de Exercício Físico, podemos citar o Treinamento Funcional, essa nova moda na academias vem conquistando a cada dia mais adeptos e com louvor, pois é uma forma de treinamento um tanto quanto complexa.
            O Treinamento Funcional é de certa forma uma “moda” nas academias, como toda “moda” ela volta a tona novamente. Por que voltar a tona? O meio de treinamento usado no sistema de Treinamento Funcional não vem de hoje, o uso de Thera Band (Faixa Elástica), o Rubber Band (parecido com um tubo de látex, garrote, ou tripa de mico), Bola Suiça, Balance Disc, Bulgarian Bag, Kettelbell, corridas usando resistência entre outros, são aplicados a atletas de alto nível, em treinamentos específicos para cada modalidade esportiva (daí o nome Treinamento Funcional).

        O grande atrativo do Treinamento Funcional é a variação de exercícios diferentes da Musculação, pois exige um trabalho em conjunto devido aos estímulos musculares conjuntos como o uso do Treinamento Proprioceptivo ( exige do trabalho de equilíbrio), Treinamento Isométrico ( estático), Treinamento Cardiorespiratório ( usando corridas curtas e intensas com ou sem o uso de acessórios), Treinamento Pendular ( uso de movimentos de pêndulo com o corpo) Treinamento em Suspensão ( geralmente conhecido como TRX), Treinamento Core (que trabalha a região do Core = abdomen, quadril e lombar), Pilates (podendo este ser de solo, com Bola ou Aparelhos específicos), Treinamento com Dumbbells (Pesos de academias) entre outros métodos, que levam o praticante a sair da rotina dos treinamentos em academias.
            Por isso eu posso dizer que o Treinamento Funcional é uma “moda retrô” e ele NÃO CHEGOU, mas sim VOLTOU para as academias.


            Até a próxima!!

            Abraços