Um novo blog para adeptos do Exercício Físico.

Uma forma mais simples e descontraída de se entender os benefícios do exercício físico, como treinar, onde treinar e porque treinar, tendo o Profissinal de Educação Física no papel de treinador e incetivador.

domingo, 31 de julho de 2011

Hormônios Viciantes – SEROTONINA a mais procurada...


            E ai pessoal, tudo bem?
            Encerrando a série HORMÔNIOS VICIANTES vamos falar sobre a SEROTONINA, que desempenha um papel importantíssimo no nosso Sistema Nervoso e que está ligada a ENDORFINA.
            A SEROTONINA é responsável por regular nosso Sono, a Temperatura Corporal e o Apetite. Segundo a revista Science Express, foi comprovada, que através de testes, que a redução da produção de SEROTONINA pode deixar a pessoa mais suscetível à agressividade, além de aumentar a Ansiedade e levá-la a comportamentos compulsivos, geralmente este descontrole se dará a ingestão de alimentos que podem suprir esta falta, como carboidratos (geralmente pães e massas).
            O grande causador desta “Compulsividade” é a não produção de um aminoácido chamado TRIPTOFANO. Este aminoácido é um precursor da Serotonina, e tendo ação conjunta com a Vitamina B3 (Niacina) e o Magnésio é grande responsável pela sensação de “bem-estar”e regulador do Sono e do Humor. 
          
O Triptofano, além de ser produzido em nosso organismo pode ser encontrado em alguns alimentos como Leite, carnes, peixes, banana, grão-de-bico, tâmaras secas, amendoim e alimentos ricos em proteínas. Devido a isso, as pessoas que não tem o costume de praticar exercícios físicos procuram nos alimentos uma forma de suprir a falta do Triptofano e estimular com isso a produção da Serotonina.
           A falta do deste aminoácido é o grande causador da doença do século, a DEPRESSÃO.
            Devido a isso, já podemos compreender porque o Exercício Físico é um dos tratamentos indicados para os pacientes acometidos pela Depressão.
             Não podemos definir qual o exercício físico que promove uma maior produção de Triptofano e conseqüentemente de Serotonina., se Musculação ou Corrida, Lutas ou Yoga, exercício intenso ou moderado, mas podemos afirmar sim que a pratica de exercícios físicos regulares pode levar sim a uma melhor qualidade de Sono e Humor, através dos hormônios explicados.
             Após esses textos podemos dizer que – SIM! Somos viciados em hormônios através da pratica de exercícios físicos, acredito e falo, que é UM VÍCIO SÁDIO, UMA DROGA LÍCITA E SAUDAVEL.
            Ao final desta “Saga” sobre os “Hormônios Viciantes” podemos entender que isso tudo é um “Círculo Viciante”, pois veja a seguir:

1- ADRENALINA (estimulante – excitação)
2- ENDORFINA (pós-treino – relaxante)
3- DOPAMINA (Sono de vigília – recuperação)
4- SEROTONINA (bem-estar – humor)

            Agradeço a todos que acompanharam esta “Saga” que na verdade foi para explicar os benefícios do exercício físico para nossos dias.

            Valeu pessoal, 

Até a próxima...

Abraços.

terça-feira, 19 de julho de 2011

A Mulher e seu fator genético (DNA).

Blz pessoal?

Tenho acompanhado nesses anos de trabalho o quanto algumas mulheres se preocupam com o Treinamento Resistido (Musculação). Inúmeras vezes já ouvi alunas dizerem que "QUERO COXA GROSSA, BUMBUM EMPINADO, ABDOMÊN CHAPADO, MAS NÃO QUERO FICAR FORTE EM CIMA (Membros superiores), TÁ?"...
Também escutei e ainda escuto muitas mulheres dizendo "SÓ QUERO DEFINIR!" Mas tenho algumas considerações a acrescentar, é um assunto um tanto quanto complicado, mas vou tentar explicar.
A tal da coxa grossa...
A grande maioria das mulheres que iniciam o Treino de Musculação quer  "Pernas Grossas", mas existe um fator muito importante que algumas mulheres não sabem, o hormônio responsável pelo crescimento muscular é o GH. Nas mulheres a produção é MUITO MENOR do que a do homem (pois se fosse igual vocês mulheres teriam mais pelos pelo corpo - como nos Seios – além de barba, voz grossa, Pomo de Adão entre outros).
Em se tratando de Treinamento, vou ser o mais simples e objetivo possível. Você terá que ter muita paciência, pois geralmente a mulher leva o DOBRO de tempo para obter um resultado significativo com um Treinamento dedicado. Se geralmente em 5 ou 6 meses o homem já tem um ganho significativo de massa muscular; por conta disso tenho a dizer a TODAS vocês 3 palavras: PACIÊNCIA, DEDICAÇÃO E DETERMINAÇÃO.


O Glúteo perfeito...


   Trata-se de uma questão mais delicada ainda, pois para todas as mulheres, o glúteo tem que ser perfeito, correto? Então vamos logo ao assunto.
   O Músculo do Glúteo é muito complexo, tem uma grande massa muscular, porém uma grande camada de gordura essencial ao seu corpo. Deve ser treinado com muito "afinco" respeitando seu período de descanso. Ao mesclar Treinamento Resistido com Treinamento Cardiorespiratório pode-se obter um "upgrade" mais rápido, porém tudo vai depender das 3 palavras citadas acima e mais 2, DIETA E DESCANSO.


Só quero definir!



    TODAS AS MULHERES QUEREM SER DEFINIDAS!!!!

   Isso é uma questão nacional, todas as mulheres querem ficar definidas, queimar as gorduras localizadas principalmente a Gordura Abdominal (Barriga Chapada)!
   Em primeiro lugar tenho que deixar claro uma simples verdade, lembra do título? Pois bem hoje da para se falar que "Barriguinha" e "Batata da Perna" (Abdominal e Panturrilha), são fatores genéticos, ou seja, está no seu DNA se ela ( a barriguinha) vai ficar CHAPADA, ou a "Pantu" (Panturrilha) vai crescer e desenvolver.
   Podemos SIM melhorar nossa musculatura, por isso é fundamental as 5 palavras citadas acima a tal P.D.D.D.D (Paciência, Determinação, Dedicação, Dieta e Descanso).
   O fator D I E T A é o principal, ter um controle do que comer, de quanto comer, e quanto comer é primordial, você deve estar disposta a abrir mão do Brigadeiro, Sorvete, Chocolate, Massas, Churrascos, Bebidas para ter um bom resultado? Pense nisso...
Sem dúvida, temos que ter determinação para conseguirmos algo, não pode contar com mágicas para melhorar nossa aparência.

Abraços...

Até a próxima...

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Otimizando e Melhorando sua Corrida em Trechos Subidas.

 
E ai pessoal, tudo bem?
Nesta série, vou tentar passar algumas dicas e novidades para que você, praticante de Corrida de Rua, melhore sua performance diversificando seu treino.

Para muitas pessoas, a pior parte de um Treino de Corrida de Rua é a subida, correto?
Sim! Muitos corredores mais experientes dizem que "É NA SUBIDA QUE SE SEPARA HOMENS DE MENINOS",  e com certeza esse tipo de frase tem uma certa verdade.
       Ao iniciarmos um trecho de Subida em uma Corrida de Rua muda-se totalmente postura de correr, é simples, se sua passada era normal (aquela cadenciada com uma certa amplitude de movimento), durante parte de Subidas, você terá que Diminuir A passada, com isso você executará mais passos do o trecho plano (Isso é o que chamamos de usar Mais Volume - mais passos, que Mais Intensidade - menos passos). Outra caracteristica fundamental é a mudança de fases de sua passada, geralmente na Marcha (movimento de andar) primeiro colocamos o calcanhar, meio do pé e ponta de pé, durante a Subida há uma maior utilização da última parte da Marcha, simplesmente utiliza-se mais ponta do pé, pois segundo estudos, diminui o impacto no calcanhar e possível inflamação do Tendão de Aquiles. a Posição do corpo também muda, durante a Corrida de Rua normal sua postura é mais ereta, durante a fase de Subida, há uma necessidade mecânica de inclinar o corpo a frente, diminuindo com isso o atrito contra ventos e descomprimindo a sua Coluna (Geralmente a região lombar).

TREINO DE FORÇA PARA SUBIDAS.

       O Treinamento de Força utilizando a Musculação é uma boa oportunidade para ser trabalhado em conjunto com o Treinamento em Subidas. Geralmente esse treinamento é realizado com séries de no máximo 6 repetições, com uma carga que pode variar de 85 a 95% de sua Carga Máxima (1 RM). 
Antes de qualquer mudança de treino, você tem que fazer uma Avaliação de 1 Repetição Máxima (1 RM), por isso você deve procurar o auxilio de um Professor de Educação Física ou seu Personal Trainer pois o teste é um tanto quanto complexo.
        Depois de devidamente indicado qual a Carga EXATA para o Treino de Força, procure executar exercícios mais complexos e eficientes, como Agachamento, Stiff, Afundo (Avanço), Levantamento Terra, Leg Press 45, em primeiro, deixando os exercícios de polia por último. NÃO esquecendo de treinar também os membros superiores.

Fica dada a Dica... 

Até a próxima... 

Abraços.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Hormônios Viciantes – A tal da ENDORFINA!


           
            E ai galera, tudo bem?
            Seguindo a série Hormônios Viciantes vou falar sobra um dos mais citados por todos os praticantes de exercícios físicos, a tal da ENDORFINA.
            A ENDORFINA é considerada por muitos como “o barato que acontece depois do treino”, ou seja, aquela sensação de cansaço, misturado com dever cumprido (por ter realizado um treino legal), relaxamento e porque não “sem peso na consciência”, logo após o treino, é a ENDORFINA proporciona tudo isso! Sua denominação é bem simples: “Endo” – Interno e “Morfina” – Analgésico.
            A ENDORFINA produzida na Hipófise (glândula localizada no Cérebro) é liberada na corrente sangüínea junto com o hormônio do crescimento (GH) e o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) responsáveis pela produção de adrenalina e cortisol (hormônios responsáveis pelo estresse). Ela vem sendo estudada desde 1975, porém o que muita gente não sabe é a existência de 20 TIPOS DE ENDORFINA no nosso sistema nervoso! Tá surpreso, né!
 
            Confundi sua cabeça?
Calma...

Somente a “beta-endorfina”, é responsável pela sensação de euforia, prazer e bem-estar, causados logo após o exercício físico. Ela é composta por 31 aminoácidos “ativados” momentos depois do exercício. Estudos mais complexos e recentes comprovaram que a ENDORFINA tem ação direta nas áreas responsáveis pela modulação da dor, do humor, depressão, ansiedade como pela inibição do SNP (sistema nervoso simpático - responsável pela modulação de diversos órgãos como coração, intestino etc.). Um dos grandes benefícios da Endorfina é o tratamento de pessoas depressivas e com insônia, estimulando através de dos exercícios.
Engana-se quem “Se mata de treinar” pensando que vão ter uma maior produção de Endorfina, sua liberação dar-se-á após 30 minutos de exercícios físicos.Geralmente algumas pessoas curtem o “barato” deste hormônio, após alguns treinos de corrida. Acaba gerando certo “prazer” na hora do exercício físico, fazendo com que a pessoa sinta-se estimulada a continuar, porém 5 minutos após o fim do exercício ela deixa de liberar esse “prazer”.
Alguns autores chegam a comparar a Endorfina a uma droga, segundo Dr. Peluso (Psiquiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo – USP), ele define como “uma droga opióide, ou seja, uma substância, sintética ou não, que age como o ópio, mas não deriva dele, do mesmo grupo que a heroína”, devido aos efeitos que ela proporciona, comparados ao efeito da Morfina (fortíssimo Analgésico, usando em pacientes com dores crônicas e terminais).
            Outros pesquisadores fizeram testes usando alguns alimentos para que se tenha o aumento da produção da Endorfina, e por incrível que pareça o chocolate e pimenta se mostraram um dos maiores estimuladores produção de Endorfina.
            Nisso tudo podemos tirar uma conclusão:
            SIM! O praticante regular de exercício físico é VICIADO em Endorfina, para muitos ficar 1 dia sem treinar já é abstinência;
            BOM SENSO! Uma coisa é fato, temos que ter o bom senso e dosar a quantidade de exercício físico para que não causar lesões ou desgastes inadequados do nosso sistema energético, digo isso na forma de respeitar o descanso do corpo.
            O mais importante de tudo é a manutenção da saúde e a prevenção de doenças.

            Portanto seus V I C I A D O S em ENDORFINA...  rs
            BORÁ TREINÁ!!!

            Abraço a todos...
            Até a próxima...