Um novo blog para adeptos do Exercício Físico.

Uma forma mais simples e descontraída de se entender os benefícios do exercício físico, como treinar, onde treinar e porque treinar, tendo o Profissinal de Educação Física no papel de treinador e incetivador.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Otimizando e Melhorando sua Corrida em Trechos Subidas.

 
E ai pessoal, tudo bem?
Nesta série, vou tentar passar algumas dicas e novidades para que você, praticante de Corrida de Rua, melhore sua performance diversificando seu treino.

Para muitas pessoas, a pior parte de um Treino de Corrida de Rua é a subida, correto?
Sim! Muitos corredores mais experientes dizem que "É NA SUBIDA QUE SE SEPARA HOMENS DE MENINOS",  e com certeza esse tipo de frase tem uma certa verdade.
       Ao iniciarmos um trecho de Subida em uma Corrida de Rua muda-se totalmente postura de correr, é simples, se sua passada era normal (aquela cadenciada com uma certa amplitude de movimento), durante parte de Subidas, você terá que Diminuir A passada, com isso você executará mais passos do o trecho plano (Isso é o que chamamos de usar Mais Volume - mais passos, que Mais Intensidade - menos passos). Outra caracteristica fundamental é a mudança de fases de sua passada, geralmente na Marcha (movimento de andar) primeiro colocamos o calcanhar, meio do pé e ponta de pé, durante a Subida há uma maior utilização da última parte da Marcha, simplesmente utiliza-se mais ponta do pé, pois segundo estudos, diminui o impacto no calcanhar e possível inflamação do Tendão de Aquiles. a Posição do corpo também muda, durante a Corrida de Rua normal sua postura é mais ereta, durante a fase de Subida, há uma necessidade mecânica de inclinar o corpo a frente, diminuindo com isso o atrito contra ventos e descomprimindo a sua Coluna (Geralmente a região lombar).

TREINO DE FORÇA PARA SUBIDAS.

       O Treinamento de Força utilizando a Musculação é uma boa oportunidade para ser trabalhado em conjunto com o Treinamento em Subidas. Geralmente esse treinamento é realizado com séries de no máximo 6 repetições, com uma carga que pode variar de 85 a 95% de sua Carga Máxima (1 RM). 
Antes de qualquer mudança de treino, você tem que fazer uma Avaliação de 1 Repetição Máxima (1 RM), por isso você deve procurar o auxilio de um Professor de Educação Física ou seu Personal Trainer pois o teste é um tanto quanto complexo.
        Depois de devidamente indicado qual a Carga EXATA para o Treino de Força, procure executar exercícios mais complexos e eficientes, como Agachamento, Stiff, Afundo (Avanço), Levantamento Terra, Leg Press 45, em primeiro, deixando os exercícios de polia por último. NÃO esquecendo de treinar também os membros superiores.

Fica dada a Dica... 

Até a próxima... 

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário