Um novo blog para adeptos do Exercício Físico.

Uma forma mais simples e descontraída de se entender os benefícios do exercício físico, como treinar, onde treinar e porque treinar, tendo o Profissinal de Educação Física no papel de treinador e incetivador.

domingo, 14 de agosto de 2011

AINDA PROCURANDO O TÊNIS PERFEITO? SURPREENDA-SE...


           A anos atrás poucas pessoas praticavam a Corrida de Rua, existiam poucas Provas de Rua para se divertir, disputar, buscar melhorar sua marca, já nos dias de hoje, ouve uma crescente em todos os aspectos anteriores... Se você quiser tem  Provas de Corridas de Ruas toda semana, devido ao grande numero de adeptos deste pratica esportiva.
            Pensando nisso, as industrias de calçados, a muito anos estão se empenhando e muito na melhoria da qualidade dos tênis de Corrida, cada vez mais a disputa entre as grandes marcas está acentuada e produtiva, pois oferecem grandes opções aos seus usuários. É ÓTIMO para os consumidores, pois podemos ter calçados mais leves, resistentes, que podem ser divididos para treinar e para Corrida; cores diferentes, para diversos tipos de pisada (Pronada, Supinada ou Neutra), diversos preços, e de qualidades inúmeras.
            Mas, segundo a Revista Cientifica Nature, em estudo publicado há pouco tempo, pôs em questão todos os avanços das indústrias de tênis. Este estudo foi desenvolvido na Universidade de Harvard, sugeriu que ao correr descalço pode ser bom para os pés, pois atingem o solo de uma forma diferente a modo como isso acontece quando a pessoa está calçada. Daniel Lieberman, professor do Departamento de Biologia Evolutiva da Universidade de Harvard, fez a analise de corredores nos Estados Unidos e no Quênia. Descobriram que embora as pessoas corram de formas distintas, os que correram descalços tocavam o chão primeiro com a parte central ou a frente do pé, o que Lieberman chamou de “pisada frontal”. Já 75% dos corredores que usam tênis pisam primeiro no solo com os seus calcanhares. Ambos autores descreveram as possibilidades de lesões nas duas formas de correr, descalço e calçado mas foi comprovado que o ponto de impacto nas articulações também são diferentes dando várias versões de entender qual forma é a melhor para Correr, descalço ou calçado.
            Num ponto de vista mais apurado, o estudo publicado cometeu erros, muitas vezes imperceptíveis para todos. O mais agravante foi que esse trabalho foi feito com populações diferentes (Americanos e Quenianos), essa diferença pode conter algumas especificidades muito nítida, sendo que não foi divulgado em qual piso foi feito o treino dos atletas, qual a temperatura, o tipo de piso (asfalto, terra, piso regular ou irregular entre outros).
            De certa forma existe uma verdade nas duas formas de praticar Corrida, tanto descalço como calçado. Levando em conta que a Maratona foi criada na Grécia antiga, onde uma pessoa correu 42 km de uma cidade a outra, de certa forma com um calçado inferior ou não mesmo descalço, pois não se tem relato comprovado ainda, alem dos Homo Sapiens que corriam atrás de sua comida descalços. Mas nos dias de hoje a utilização de calçado é necessário devido a grande condição de nossas ruas, praças e lugares apropriados para pratica da Corrida.

          Até próxima...
          Abraços.

2 comentários:

  1. Acho que só com o tempo o corredor vai encontrar o ideal,ouvindo seu corpo,fazendo testes,usando modelos diferentes até encontrar um que satisfaça sua necessidade,correr descalço é bom,mas depende do tipo de piso,e é muito dificil hoje em dia arrumar um local bom para correr descalço,até mesmo as praias estão perigosas,eu mesmo fiz um treino na areia fofa e machuquei o pé em algo pontiagudo,então acho que os tenis leves e com sola fina é o ideal.

    ResponderExcluir
  2. Assino com toda certeza seu comentário.
    Podemos correr descalço na minha opnião somente em piso de Tartan (oficial), as ruas são perigosas, parques, principalmente praias.
    O Gosto tbm é bem particular, Asics, Mizuno, Nike, Adidas, Saucony, Brooks, Olympikus entre outros, é bem particular o gosto.
    Obrigado pelo comentário...
    Abraços.

    ResponderExcluir