Um novo blog para adeptos do Exercício Físico.

Uma forma mais simples e descontraída de se entender os benefícios do exercício físico, como treinar, onde treinar e porque treinar, tendo o Profissinal de Educação Física no papel de treinador e incetivador.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Hormônios Viciantes – ADRENALINA!


Olá pessoal, como vão?

Neste capítulo vou tentar explicar porque o exercício físico tem ação “Viciante” em nosso organismo, fazendo com que você experimente sensações diferentes durante um simples exercício físico.

A ADRENALINA!!!!
A produção da Adrenalina realiza-se pela glândula supra-renal, pra se ter idéia são glândulas situadas acima dos Rins, tendo aparência de um feijão.
Conhecida também como Epinefrina, é o hormônio que potencializa toda e qualquer atividade pois é dele que vem as sensações de euforia e medo (excitação). Geralmente em condições normais no nosso dia, sua produção é muito pequena e porque não caracterizada de normal, mas em situações de estresse emocional uma grande quantidade de Adrenalina é “Injetada” em alguns membros do nosso corpo (pernas, braços, músculos e nervos) com o intuito de prepara para um novo esforço físico.
No músculo Cardíaco (Coração) após “Injetado” na corrente sanguínea ele é responsável dilatação da pupila, aumento da Freqüência Cardíaca, da Pressão Arterial devido a Vasconstrição (diminuição da espessura das artérias), fazendo com que haja a liberação de glicose pelo fígado, relaxando alguns músculos involuntários e contraindo outros mais exigidos naquele momento.
Sendo assim a Adrenalina age de uma forma bem especifica em nosso organismo fazendo com que tenhamos uma “certa coragem” e ao mesmo tempo, produzindo um “certo frio no estômago”, pois não podemos descartar duas possibilidades, a de Sucesso e a de Fracasso, gerando com isso uma certa Ansiedade no resultados, trocando em miúdos, a celebre frase é real: "O MEDO é o Limite".
Você muitas vezes já deve ter sentindo esse “Hormônio” no corpo, em algumas atividades diárias, como tomar um simples “susto” de uma outra pessoa...

Bom pessoal, das próximas vezes estarei explicando sobre os outros hormônios que geralmente, “somos viciados” após os exercícios físicos...



Até a próxima...

Abraços!

domingo, 29 de maio de 2011

3 de 10? Até quando?

Olá pessoal, tudo bem??

Neste texto vou tentar explicar uma simples dúvidas de muitos leitores e porque não de muitos praticantes de Treinamento Resistido (MUSCULAÇÃO).
Por que eu só treino 3x10?
Tudo bem vamos por partes, ok?
Vamos começar por um aspecto tão quanto acadêmico para os leitores entenderem: geralmente nas literaturas sobre Treinamento Desportivo, temos alguns protocolos a serem seguidos conforme anos de estudo. Vou tentar explicar de uma forma mais simples e objetiva.
Segundo as Literaturas, os trabalhos de Musculação são divididos nos seguintes parâmetros:

- Força Pura – 1 a 2 repetições (95 a 100% de 1RM),
- Força – 2 a 6 repetições de (85 a 95% de 1RM),
- Hipertrofia - 8 a 12 repetições (60 a 85% de 1RM);
- Resistência Muscular Localizada (RML) – acima de 12 repetições ( 30 a 50% de1RM).


Você deve estar perguntando o que seria esse RM, correto?
RM nada mais é que a siga de Repetição Máxima, ou seja, é um teste realizado para determinar com mais exatidão a carga que você vai executar nas suas séries, por exemplo, você quer treinar HIPERTROFIA (Aumento de massa muscular), se faz o teste de 1RM, você deverá executar 1 (uma) repetição com um certo X de carga, após descanso, é acrescentado mais peso e você realiza novamente mais 1 RM, você vai fazer o teste até não conseguir mais realizar 1 repetição, com isso ultima carga é dada como o valor da repetição máxima.
Vamos lá, ao treinar os 3 de 10, você, segundo a literatura estará treinando Hipertrofia, ou seja, aumento de massa muscular magra o que em vias de fato é o que geralmente o maior numero de praticantes de musculação treina nas academias. Porém vou adiantando que este sistema de treinamento tem um período certo para se treinar, e NÃO é pra vida toda que você vai treinar os 3x10!
Na musculação temos o trabalho de todo Sistema Neural, é ele faz com que nosso cérebro entenda a carga e faça com que o mesmo produza um X de estímulos para poder executar o exercício com o peso indicado. Porém os sistemas mais abrangentes de treinamento, que incluem o treinamento de 1 ano dos alunos (a chamada PERIODIZAÇÃO), indica que o trabalho com repetições de 10, ou 12, ou 8 tem um período especifico para ser realizado geralmente é um tempo de 8 a 12 semanas, após esse período os estímulos musculares devem ser modificados, pois o ganho se torna menor pois o SNC (Sistema Nervoso Central) praticamente “se acostuma com o treino”.
Este assunto eu vou abordar mais pra frente, em um texto onde vou explicar o papel de uma PERIODIZAÇÃO, aguardem.



Fica a dica,

Até a próxima!

Abraços...

sábado, 28 de maio de 2011

Indoor ou Outdoor? Os prós de variar o lugar de treino.

Olá pessoal, tudo bem?



Neste breve texto vou abordar uma simples dica que pode ser usado nos treinamentos.
A cada dia vemos novas formas de treinamento e grande parte sendo dentro de academias ou clinicas (Indoor). Esquecemos de um sistema de treinamento que poder ser muito bem aproveitado nos dias de sol, com temperatura alta, amena e porque não fria (conforme vontade do praticante).
Os treinos realizados em parques(Outdoor) podem contar como um grande incentivador para completar seu treino. De que forma? Simples, os exercícios executada nos aparelhos dos parques de corrida e caminhada agem de forma mais intensa, sendo que ocorre um estímulo diferente na musculatura, pois se usa o próprio peso corporal.
Mas não é só isso, o trabalho chamado antigamente como “Calistênico”, até hoje traz benefícios enormes para nosso sistema metabólico, pois além de trabalhar a força atua no trabalho proprioceptivo (exercícios que trabalham o equilíbrio do corpo, como uma flexão braço usando um só braço, barra fixa entre outros) com isso aumentando a atuação do Sistema Nervoso Central (SNC) no exercício e na contração muscular, em contato com o ar livre a evaporação do suor é mais rápido e por incrível que pareça, gasta-se mais calorias. Além de ser uma variante para a sua “falta de vontade” ou “enjôo” da academia (aquele dia que você poderia ficar dormindo, ou em casa assistindo TV).






Sendo que esses treinos podem ser variados com corridas nos intervalos e pular corda sendo ao ar livre você pode muito bem ter um incentivo de um “Camarada” que você conheceu treinando no mesmo local e por fim surgir uma nova amizade.
Esses locais são excelentes para a prática de exercício físico, porém em algumas cidades, muito pouco freqüentados.
Está dada a dica pessoal,

Um abraço e até a próxima...

quarta-feira, 25 de maio de 2011

É no INVERNO que começa o “Projeto Verão”…

Estamos entrando na época do ano em que mais gostamos de ficar em casa, reunir amigos, aproveitar para fazer aquele “founde”, tomar aquele vinho e nos entregar ao ócio total, não é? Pois, com esse “friozinho” quem não prefere ficar em casa debaixo do edredom assistindo TV?


TODO MUNDO pensa assim! Você não está sozinho nesta.
Porém está época do ano é uma das melhores para começar aquele tal “Projeto Verão, ou Projeto Praia” ou como queiram chamar ...
Com a queda da temperatura o corpo começa se “reprogramar” para o novo clima que estará em questão com essa oscilação de temperatura nosso corpo acaba ficando frágil quanto as mudanças de clima facilitando o aparecimento de gripes resfriados entre outros males. O exercício físico tem a função de aumentar essa resistência do corpo, valendo ressaltar que no inverno o corpo necessita produzir mais calor para manter-se aquecido sendo o período para melhorar e potencializar a prática de exercício físico e aumentar a queima da gordura sobressalente e que tanto incomoda.
A melhora na qualidade do sono dar-se-á por um simples aspecto: tendo um aumento na produção Serotonia (Hormônio do Bem Estar) produzido pelo exercício e também durante o inverno as noites são mais longas, com isso há uma maior produção Melatonina ,a mesma cessa sua produção quando o primeiro raio luz incide na retina (Esses assuntos serão abordados nos próximos textos).
Por isso temos mais fome?

Sim! O corpo acaba produzindo mais calor para manter o corpo aquecido, com isso consome mais calorias... então que tal começar a praticar exercício pra emagrecer ou ganhar músculos (Massa Magra)?
O que você tem que saber:
- Não deixe para começar a dieta e a pratica de exercícios físicos no verão, tudo isso leva algum tempo para se ter resultado, o que pode causar frustração a você;
- Homens têm um resultado mais rápido que mulheres, devido à maior produção de Hormônio do Crescimento (TESTOSTERONA), a diferença sem duvida é muito grande, podendo ser o dobro do tempo ou mais para se obter algum resultado (homens geralmente tem um resultado em 3 meses, enquanto mulheres a partir de 4 ou 5 meses com treinamento intensivo);
- Evite LOUCURAS como ficar sem comer ou alimentar-se somente de saladas e frutas, dietas necessitam de acompanhamento de um(a) Nutricionista, evite tomar formulas milagrosas, entre outros, pois esses medicamentos mexem como Sistema Nervoso Central, causando no MÍNIMO tremores,fora as perturbações nervosas. NÃO EXISTEM fórmulas milagrosas, o ÚNICO que conheço que faz milagres é JESUS CRISTO! E com certeza ele não criou pílulas milagrosas;


- É uma tremenda TOLICE você ficar logo de cara treinando cerca de 2 ou 3 horas na academia, pois isso fará mal, é necessário respeitar o período de adaptação do corpo e outra, o que você vai transpirar não é gordura! Para informação para se perder um Kg você tem que queimar 9.000 calorias, e com certeza você não vai queimar nem metade em 2 ou 3 horas de treino.
- Procure um pratica prazerosa, sei que a maioria não gosta muito de exercício, mas é necessário.
- Procure sempre um o auxílo ou asessoria de um PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSCIA REGULAMENTADO E CAPACITADO.

Lembrem-se de uma coisa, você precisa estar disposto e ciente que toda mudança gera um transtorno e uma readaptação, cabe a você saber o melhor para sua saúde.


Até mais galera...
Abraços!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dumbbell???


Saiba como ativar seu treino utlizando o Dumbbell.



O horário que você é muito lotado?
Você ou tem que revezar o aparelho, ou esperar outro aluno terminar o exercício para que possa treinar, correto?
Pois bem, isso tudo poderia ser minimizado com a utilização de DUMBBELLS (halteres) para realizar a sua série.
Por se tratar de um “equipamento” pouco menos utilizado na academia, se torna uma maneira rápida e muito mais eficiente, visto que ao treinar com dumbbells você pode executar movimentos livres tendo um maior recrutamento de fibras musculares sem ressaltar que ao executar exercícios com dumbbells você trabalha equilíbrio e propriocepção tendo oportunidade ainda de exercícios unilateral exercícios funcionais entre outros
Ao pegar pesado com dumbbell, você não trabalha somente exercícios dos membros superiores, pode trabalhar todos os grupos musculares diminuindo o tempo de treino, não precisando esperar a liberação de um aparelho e na maior parte das vezes, ganhando mais ativação muscular que em alguns exercícios convencionais ou de Polia.
Segundo alguns autores existem uma seqüência lógica para o Treinamento Resistido (Musculação), para ter-se um melhor desempenho e ganhos neurais. A seqüência é:

1º. Exercícios com Dumbbells ou pesos livres;
2º. Exercícios com Barra;
3º. Exercícios com Aparelhos Articulados;
4º. Exercícios com Aparelhos utilizando Polias.


O mais importante é não se prender aos exercícios convencionais como Supino, Puxador Costas, Extensores, Flexores, Leg Press entre outros, NÃO retirando o valor muito importante destes aparelhos, mas sim alternar com exercícios diferentes para que você possa ter uma maior ganho, e por incrível que pareça trabalhar um ou mais grupos musculares que você nem sabia que poderia atingir.



Fica a dica!
Bons treinos...
Abraços!

domingo, 22 de maio de 2011

Fone no ouvido, aumenta o som e … “VÂMO TREINÁ”!


E ai galera, blz?
Uma das coisas mais essenciais em uma academia ou um treino é a MÚSICA, o PLAYLIST, o PODCAST, ou sei lá o que. Não é?
Pois bem, isso para todos é muito importante, raramente você vai ver uma pessoa achando ruim do som tocado na academia, muitos necessitam do som “Bombando”, outros de um som somente no fundo e a minoria reclama do som... isso é normal!
Mas, voltando de assunto, muito se discute sobre o assunto de músicas durante o exercício, a corrida entre outras atividades, porém um estudo realizado por duas Universidades do Estados Unidos ( Lousiana Tech e West Georgia) constatou que o uso das musicas nos treinos tem uma aumento significativo na melhora do rendimento.
Fizeram parte do teste 71 voluntários (43 homens e 28 mulheres) com pouco tempo de treinamento, os mesmos executaram o teste de Wingate (executado em um Cicloergômentro, este protocolo é ministrado da seguinte forma:
- Aquecimento (5 min);
- Aceleração (15s);
- Wingate (30s);
- Recuperação (2 min).



O voluntário pedala em uma certa velocidade durante 30s onde o mesmo receberá um valor via cálculo de fórmulas, usando seu peso corporal somado a uma fórmula para achar o peso e incrementar no Cicloergômetro.
.
Os voluntários tinham em média 22 anos ( Homens com média de 1,83 m de altura e 95kg, Mulheres com 1,65m de altura e 75kg) e foram submetidos ao teste em 2 etapas:
- 1º. Foi efetuado o teste de Wingate sem nenhum estimulo musical
- 2º. Foi efetuado o teste de Wingate com estímulo musical, sendo este, com uma musica tema de um filme, ou de uma banda ou estilo de musica interessante.
Por incrível que pareça os resultados foram nítidos, a diferença de potencia do 2º. Teste (com música) para o 1º. Teste (sem música) variou dentre os voluntários dos Testes de 17% a 31% no valor da força mensurada nos testes. Valendo ressaltar que os dois testes foram feitos em apenas 1 dia, com intervalos de 12 horas para cada teste.
Sem sombra de dúvidas já existiam estudos mostrando que um musica pode aumentar performance do treinamento tão quanto diminuir a mesma, porem cabe a pessoa saber escolher seu PLAYLIST, POUNDCASTS e APPS e ir treinar.
Então é escolher sua música, seu gênero e “Bora puxar Ferro”....


Até a próxima galera.
Abraços...

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Personal Trainner: luxo ou necessidade?

E aí Galera!

Hoje vamos falar de um assunto reto de direto.

Ter um Personal Trainner é um Luxo ou uma Necessidade?

Vamos por partes:

Necessidade?
Contratar um "Personal", para muitas pessoas é um caso de necessidade, pelo seguinte aspecto:
Existem pessoas que contratam muitas vezes por não ter um "Ânimo" para treinar, o que nesse caso o Personal vai fazer com que psicologicamente ele consiga se organizar para treinar. Essa atitude involuntáriamente faz com que o "Beneficiado" (A PESSOA QUE CONTRATA) possa criar um hábito de fazer exercícios físicos com mais regularidade.
Este mesmo Beneficido pode contratar o Personal com um intuito de buscar um treino mais específico para o mesmo. NÃO estou querendo dizer que na academia com o Instrutor seja ruim, pelo CONTRÁRIO, ótimos intrutores podem lhe dar várias dicas para "potencializar" seu treino e dar aquele UPGRADE, porém grande parte do Beneficiados contratam um Personal além de necessitarem um treino mais específico,tem também a falta de tempo, ou seja, ele tem uma hora contada para poder treinar, e com isso resolve contratar um Personal para que o mesmo faça um treino para que tenha um resultado evitando com isso que nessa hora que ele tem livre, não marque nenhum compromisso e tenha que deixar de ir a academia.
O trabalho desempenhado pelo Personal tem fatores diversificados. Como assim?
O Personal vai montar um sistema de treinamento específico para cada aluno, tendo em vista a necessidade dele pois muitos alunos NÃO gostam de treinar em academias, e cabe ao Personal achar um método mais "Prazeroso" para o aluno treinar, como aulas ao ar livre, Corrida, Boxe, Alongamentos e porque não uma simples caminhada. O Personal tem que ter a percepção de como o Beneficiado está naquele dia de treino, muitas vezes o Beneficiado NÃO está suportando ficar na academia e nem afim de puxar um peso, com isso o Personal pode muito bem propor uma corrida ou uma caminhada, já que temos que respeitar o momento em que o Beneficiado está passando.

Luxo? (Por incrível que pareça, ainda escuto o que vou escrever abaixo)

Algumas pessoas acham que contratar um Personal é uma questão de LUXO.
Pois é...
Ainda escuto isso, então vou explicar a todos o que penso sobre isso.
Pode sim vir a ser um LUXO para alguns, porém esse tipo de trabalho vai trazer a pessoa que vulgarmente na boca dos outros dizem
- Ele não sabe onde gastar o dinheiro então contrata um Personal!

PERAI...
Ele pode muito bem NÃO TER ONDE GASTAR O DINHEIRO, mas com o trabalho do Personal ele vai estar "Jogando" esse dinheiro em uma causa boa, pois estará melhorando a sua saúde e buscando uma melhor QUALIDADE DE VIDA. O que acontece é que muitas pessoas ainda acham que Personal Trainner é um cara que vive de bermuda, e camiseta, passa o dia na academia mandando os outros fazerem exercício e ainda recebendo por isso.
POXA! É O NOSSO TRABALHO! Como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais entre outros também somos da ÀREA DA SAÚDE!
Posso dizer a verdade a todos, um Personal RESPONSÁVEL, sabe montar seu treino baseado no que o Beneficiado quer, sabe qual exercício usar e como corrigí-lo quando executado errado (muitos não sabem, mas um exercício executado errado pode lesionar ou invés de promover a saúde),
Então para poucos que ainda acham que é um LUXO, saibam que os PROFISSIONAIS tem a mesma forma de pensar e de agir com qualquer pessoa, seja ela aquele Beneficiado que trabalha o meês todo para poder pagar um Personal e ter um resultado legal, seja o Rico que paga com mais facilidade, seja o Milionário que NÃO TEM ONDE GASTAR DINHEIRO.

Bom pessoal, resumindo eu digo, as vezes é errado pensar que um Personal Trainner é um LUXO, pois Beneficiados que comtemplam o "LUXO" tem a NECESSIDADE de ter uma boa qualidade de trabalho como qualquer um que contrata um Personal Trainner.

Algumas dicas:
- Nem sempre o Valor mais em conta, compensa o resultado do trabalho;
- O Personal Trainner além de ser seu treinador, vai saber entender seu limites;
- O Horários são acertados na contratação, qualquer mudança tem que ser comunicado ao Personal;
- Dificilmente um Personal não tem um horário flexível para repor uma aula perdida;
- Ao acontecer alguns imprevisto que não de para treinar, comunique seu Personal, não o deixe esperando.
- Saiba que seu Personal, acima de tudo é seu Amigo!.

Valeu Galera...
Abraços

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Fantástico - O maior incentivador para a prática de exercícios físicos

Bom dia a todos.

No momento estamos acompanhando um dos melhores quadros que o Programa Fantástico (Rede Globo), se propôs a fazer, o quadro NA MEDIDA CERTA, colocando os apresentadores para no que eles dizem "Reprogramar o Corpo" através de mudanças saudáveis em sua vida, como o incremento de exercício físico e reeducação alimentar, na minha opnião isso é ótimo pra quem trabalha com Saúde.

O QUE PODEMOS TIRAR DESSE PROGRAMA (PROJETO)?
Podemos levar em conta que é um estímulo para as pessoas que se encontram no mesmo estado dos participantes, ou seja, sempre encontram uma desculpa para não poder praticar exercícios físicos. Claro que é de se entender que a rotina é muito corrida, hoje trabalhamos em um mercado muito mais competitivo, onde a produção tem que ser maior para poder ter um ganho maior, as cobranças são maiores e em segundo plano você deixa de lado os cuidados com a saúde.
Vou tentar descrever o que acontece com a pessoa que trabalha demais e não consegue ter 1 hora no dia para praticar exercícios físico.
A pessoa trabalha sempre sobre pressão, tendo que atingir metas, ou lidar com o público, ou com a bolsa de valores, ou com funcionários e assim vai... o que acontece é quando você chega na sua casa sua fome está enorme, pois você não se alimentou corretamente durante o dia, pois NÃO deu tempo, chega na sua casa, com muita fome (Querendo comer 1 pizza sozinho, ou 2 ou 3 pratos caprichados de Feijoada, tomar uma cervejinha,1 lata somente não vai suprir com certeza você vai ter que tomar mais de uma, ou um "Whiskyzinho" para dar aquela relaxada) e depois disso você senta na frente da TV, assiti o jornal (Na novela com certeza você vai estar cochilando), ai acorda depois da novela e você ainda está com fome e vai la na geladeira e come aquele belo e grandioso pedaço de bolo, a fome persiste e você vai la e come mais um... ai você vai dormir). Isso começa a se tornar uma rotina, que vai levar você a:
- Aumentar o Peso;
- Desenvolver o Sedentárismo Mórbido;
- Aumento de Colesterol;
- Aumento do Triglicerídio;
- Desenvolvimento da Diabetes Tipo II;
- Aumento significativo da Pressão Arterial;
- Entupimento de Artérias devido ao acúmulo de gorduras e assim vai... Até você Infartar, só depois disso "vai cair a ficha" de que você podria ter evitado isso.

O QUE VAI ACONTECER QUANDO MUDAR MEUS HÁBITOS?
Há pelo menos 2 anos atras o ACSM (Colégio Americano de Medicina Esportiva) preconizava que uma pessoa para ser considerada realmente ativa e não sedentária deveria fazer pelo menos 1 hora de exercício fisico por dia (40 minutos de aeróbio e 20 de resistido) pelo menos 3 vezes na semana, 1 hora sem interrupções, hoje, os parâmetros mudaram e segundo o último Compêndido, o ACSM em um último projeto de estudos manteve a 1 hora de treino diário, mas está pode ser dividida em 3 sessões de 20 minutos cada.
Sem dúvidas, ao "reprogramar" seu corpo você vai sentir algumas mudanças como por exemplo:
- Ao melhorar sua qualidade nutritiva, diminuir a quantidade que come ( Ao invés de comer 1 Pizza comer 2 pedaços) você vai sentir uma certa "Fraqueza", isso é normal pois é através desse processo que o corpo está começando a usar as gorduras armazenadas durante muito tempo, estão sendo "queimadas" para lhe dar energia, esta sensação pode persistir por 1 semana, que é o tempo que o corpo se adapta a baixa ingestão calórica.
- Começando um exercício fisico, você vai estar melhorando as capacidades fisiológicas do seu corpo, basicamente a primeira vista você vai se sentir cansada, exausta, "parecendo que tomou uma surra", mas também isso é uma adaptação do seu corpo, ele está se adaptando aquele trabalho, essa sensação passa em menos tempo, aproximadamente 4 a 5 dias dependendo do tempo em que você está sedentário. O que se melhora com isso? TUDO! É nítido a melhora da qualidade do sono, da disposição no outro dia, e até a melhora das funções intestinais.
- Um detalhe, ao começar uma reeducação alimentar junto com exercício fisico pode levar a uma sensação de cansaço maior, porém como mencionado antes, ISSO É UMA ADAPTAÇÃO PELA QUAL O SEU CORPO ESTÁ PASSANDO!
- A ingestão de ÀGUA é de fundamental importância. Recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 litros de àgua por dia.

OBS: Não se prenda ao peso, pois muitas vezes você pode estar fazendo uma ótima "Troca" ganahndo músculos e perdendo gordura corporal, ou seja, Massa Muscular tem peso.

O QUE O PERSONAL TRAINNER (no caso do Fantástico CONSULTOR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS) TEM A NOS AJUDAR.
Simplesmente, TUDO! ë o seu Personal Trainner que vai montar seu treinamento, corrigir os exercícios, Planejar todo seu treinamento (Periodização), estimular, elogiar, cobrar e acima de tudo estar ao seu lado para os exercícios.
O que ficou nítido do no Programa é que um dos participantes NÃO gosta de forma alguma de praticar exercícios, não é frescura, MAS ISSO É UMA REALIDADE PRA MUITAS PESSOAS.
Cabe ao Personal Trainner achar as formas de treinamento que ele mais goste, No caso, um treinamemento ao ar livre, corridas, treinamento ao ar livre usando equipamentos móveis (que o próprio Personal pode levar), Atividades de Lutas entre outros. Nem sempre o Personal Trainner vai trabalhar exatamente na Academia e só com musculação (treinamento resistido), ele com certeza vai saber quando você está ou não afim de correr, de puxar ferro, entre outros.
É bom deixar bem claro a todos, que Personal Trainner NÃO É UMA QUESTÃO DE LUXO, mas sim, pra muitos uma questão de necessidade, e pra outros uma questão exigir uma qualidade e um trabalho mais intenso e personalizado, pois a atenção fica somente para o Aluno em que está treinando.

Fica a Dica.
Abraço a todos!
Até a próxima!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

MMA (Mixed Martial Arts) - Uma sessão de treinamento pode ser muito benéfica a saúde.

Olá pessoal!
Após muito tempo, estou de volta, e prometo escrever um Post por semana.

Vamos falar sobre a mais conhecida modalidade de Artes Marciais, o MMA (Mixed Martial Arts).
Pórem hoje, vou falar dos benefícios de uma sessão de treinamento de MMA.
Tirando toda a polêmica que envolve o esporte, uns contra e outros a favor, uma sessão de treinamento de MMA você pode ter enormes beneficios a sua saúde e na melhora do Condicionamento Físico.
Uma sessão de treinamento de MMA não se resume apenas em socos, chutes, joelhadas, derrubadas, passagem de guarda etc., é trabalhado sim um grande número de exercícios, que ajudam não somente no ganho de massa muscular como na melhora cardiorespiratoria, flexibilidade e equilíbrio. Durante a sessão de treino pode-se mesclar exercícios de musculação com séries de descanso com socos e chutes. Estes sistema é chamado de Treinamento Concorrente, onde mescla-se exercícios resistidos com exercícios aeróbios. Alguns exercícios podem ser considerados mais complexos, porém não passa de uma questão de adapatação e prática do mesmo.
A uma gama de exercícios de caracteristicas funcionais (exercícios que exigem mais de um grupo muscular, além de trabalhar o equilibrio, propriocepção e velocidade) fazendo com que o praticante tenha um maior gasto calórico devido ao maior recrutamento de fibras motoras e adaptaçoões neurais.
Fica a dica, para quem quer uma melhora no condicionamento físico, diminuição de peso corporal este pode ser uma ótima tentativa para sair da rotina da academia e das Corridas.
Lembrando que só treinamento não faz milagre, você tem que adequar sua alimentação para que consiga o resultado que quer.
Até a próxima!