Um novo blog para adeptos do Exercício Físico.
Uma forma mais simples e descontraída de se entender os benefícios do exercício físico, como treinar, onde treinar e porque treinar, tendo o Profissinal de Educação Física no papel de treinador e incetivador.
terça-feira, 31 de maio de 2011
Hormônios Viciantes – ADRENALINA!
Olá pessoal, como vão?
Neste capítulo vou tentar explicar porque o exercício físico tem ação “Viciante” em nosso organismo, fazendo com que você experimente sensações diferentes durante um simples exercício físico.
A ADRENALINA!!!!
A produção da Adrenalina realiza-se pela glândula supra-renal, pra se ter idéia são glândulas situadas acima dos Rins, tendo aparência de um feijão.
Conhecida também como Epinefrina, é o hormônio que potencializa toda e qualquer atividade pois é dele que vem as sensações de euforia e medo (excitação). Geralmente em condições normais no nosso dia, sua produção é muito pequena e porque não caracterizada de normal, mas em situações de estresse emocional uma grande quantidade de Adrenalina é “Injetada” em alguns membros do nosso corpo (pernas, braços, músculos e nervos) com o intuito de prepara para um novo esforço físico.
No músculo Cardíaco (Coração) após “Injetado” na corrente sanguínea ele é responsável dilatação da pupila, aumento da Freqüência Cardíaca, da Pressão Arterial devido a Vasconstrição (diminuição da espessura das artérias), fazendo com que haja a liberação de glicose pelo fígado, relaxando alguns músculos involuntários e contraindo outros mais exigidos naquele momento.
Sendo assim a Adrenalina age de uma forma bem especifica em nosso organismo fazendo com que tenhamos uma “certa coragem” e ao mesmo tempo, produzindo um “certo frio no estômago”, pois não podemos descartar duas possibilidades, a de Sucesso e a de Fracasso, gerando com isso uma certa Ansiedade no resultados, trocando em miúdos, a celebre frase é real: "O MEDO é o Limite".
Você muitas vezes já deve ter sentindo esse “Hormônio” no corpo, em algumas atividades diárias, como tomar um simples “susto” de uma outra pessoa...
Bom pessoal, das próximas vezes estarei explicando sobre os outros hormônios que geralmente, “somos viciados” após os exercícios físicos...
Até a próxima...
Abraços!
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário