Um novo blog para adeptos do Exercício Físico.
Uma forma mais simples e descontraída de se entender os benefícios do exercício físico, como treinar, onde treinar e porque treinar, tendo o Profissinal de Educação Física no papel de treinador e incetivador.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Projeto “Do Sofá para a Corrida” - A CAMINHADA…
Como vai pessoal? Tudo bem?
Você admira aquelas pessoas que correm todo dia ou quase todo dia? E aquela pessoa que tem um corpo legal e fala que só faz, Corrida!!! Tá com inveja? Para com isso, você pode conseguir melhorar, pode acreditar!
Neste texto vou tentar fazer você sair do lugar cômodo da sua casa, pelo menos alguns instantes fazendo com que você sinta um dos benefícios pós-exercício físico. A tal sensação de “Bem Estar”.
Tudo começa com uma simples Caminhada...
Antes de começar qualquer exercício físico é necessário consultar um Médico Cardiologista para ter um esclarecimento de algum problema que você tenha, e até hoje desconhecido, valendo dizer que esse “esclarecimento” será muito válido para seu treinamento, pois sem ele você não sabe seu limite e evita que você passe mal.
Possuir um Frequencimentro (aparelho que mede a freqüência cardíaca durante o exercício), é melhor, pois conseguirá observar a quanto vai sua freqüência cardíaca durante o exercício proposto, caso não tenha, existe um protocolo secundário chamado Limiar Ventilatório (funciona para saber se você está com freqüência cardíaca alta), consiste em você estar conversando com uma pessoa, percebendo na mesma uma certa “falha”na hora de se comunicar, a voz não sai e quando sai está esta ofegante. Pelo menos um relógio você deve ter! Saiba que quando você esta começando uma atividade física, e não tem muito recurso para saber o limite, você pode muito bem sentir a sensação do seu corpo, um batimento cárdico muito alto, estar ofegante, cansaço nas pernas (este último, sem duvida você vai ficar após o treino, é normal), mas são fatores para se observar.
Vamos a Fórmulinha??
Durante 2 a 3 semanas
- Após estar devidamente trajado com uma roupa confortável, e um TÊNIS (isso mesmo, porque ainda tem gente que consegue caminhar com sapatos, entre outros...), execute uma caminhada de 30 a 40 minutos, em um ritmo confortável, dê preferência a lugares que você possa contar as voltas que você executa ( avenidas, parques, praças) e depois procure saber qual a distancia do trajeto ( Hoje você pode fazer o trajeto no Google Earth ou Google Maps), e anote.
- Na 2.a semana, você pode começa a fazer caminhadas de 60 minutos, intercalados com Caminhadas num ritmo diferente em dias diferentes (na 2ª, 4ª e 6ª Feiras, você faz 60 minutos em ritmo normal, na 3ª. e 5ª. Feiras, você faz 40 minutos em ritmo mais rápido).
>Como vai saber se está mais rápido?
Através do trajeto percorrido, em um ritimo mais rápido você percorre o trajeto que percorreu em 60 minutos, em um tempo menor!
- Na 3ª. Semana, você fará Caminhada de 60 minutos todos os dias, porém arriscará um ”Trotinho” (corridinha por um momento determinado, pode ser de 30 segundos a 2 minutos), o “Trotinho” pode ser feito a cada 3 minutos de caminhada.
Antes, porém vale ressaltar que deve ser feito um alongamento ao final do treino.
Fica a dica, na próxima vez volto com novo texto de como começar a correr...
Abraço a todos!
Até a próxima!
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário