Um novo blog para adeptos do Exercício Físico.
Uma forma mais simples e descontraída de se entender os benefícios do exercício físico, como treinar, onde treinar e porque treinar, tendo o Profissinal de Educação Física no papel de treinador e incetivador.
sábado, 11 de junho de 2011
MULHERES! "Naqueles dias" também tem Treino!
Blz pessoal?
Hoje vamos abordar um assunto muito intrigante e de certa forma duvidoso aos olhos de muitas mulheres, “O que acontece com o treinamento da mulher no período MENSTRUAL ”? Esse período “complicado” que as mulheres tem um fator decisivo no treinamento, em grande parte das vezes é esquecido por muitos.
Contradições a parte, vamos primeiro explicar os períodos do ciclo menstrual:
- Fase da menstruação ou fluxo - 1º ao 4º dia;
- Fase pós-menstrual - 5º ao 11º dia;
- Fase intermenstrual - 12º ao 22º dia;
- Fase pré-menstrual - 23º ao 28º dia. (Fase de ALERTA)
Obs: a Fase de ALERTA – significa o período da TPM da mulher, é a fase em que elas se sentem irritadas, bravas, choronas, fracas e etc...
Pelo fato de haver secreção de diferentes hormônios e diferentes concentrações ao longo do mês, algumas mulheres atletas acabam sentindo essas alterações em seus treinamentos, influenciando de forma positiva ou negativa suas performance.Durante a menstruação mesmo, cerca de 70% das mulheres alcançam um desempenho igual ou até melhor, em 30%, ocorre uma diminuição do desempenho.
Na maioria das mulheres, o desempenho físico ideal é alcançado na fase pós-menstrual, e imagina-se que isso seja causado pela crescente taxa de Estrógeno (hormônio feminino) e a ativação da glândula supra-renal, provocando maior secreção de Noradrenalina (é um neurotransmissor que antecede a produção de Adrenalina).
A fase pré-menstrual (FASE DE ALERTA) é considerada como a fase de reduzida capacidade de desempenho, caracterizada por baixa concentração, fadiga muscular e nervosa, mais rápida e hiperventilação, provocada pelo efeito da progesterona sobre o centro respiratório.
Prós:
- Exercícios de Velocidade;
- Musculação;
- Por mais que se fale, foi comprovado que o sangramento não afeta o desempenho;
- Mulheres que praticam regularmente exercícios físicos queixam-se menos que as sedentarias;
- Diminuição dos sintomas de irritação, devido a produção de hormônios do bem-estar, Dopamina, Endorfina e Serotonina.
Contras:
- Atividades de Longa Duração;
- Psicologicamente, há uma diminuição do desempenho durante a menstruação, maiores prejuízos, uma vez que o sangramento é percebido geralmente como inibidor.
- Nas mulheres que praticam um treinamento muito intenso(Corridas de Rua - Meia Maratona e Maratona)pode ocorrer uma reorganização da regulação funcional, que leva temporariamente a irregularidades menstruais e até a ausência dela, reversíveis a qualquer momento. (Amenorréia);
- Sugere-se que na presença de dores menstruais mais fortes (cólicas), aconselha-se tomar cuidado limitando a carga de treinamento, diminuindo consideravelmente o volume e a intensidade dos exercícios principalmente nos primeiros dias.
O que tirar desse texto?
As mulheres envolvidas:
- NÃO são alguns dias do seu treino que vão fazer você ficar, fraca, feia, e "caída";
- Essa diminuição é necessária pois respeita fisiologicamente o seu organismo;
- Caso seu Instrutor, ou Personal não perceba a diminuição do rendimento durante o periodo menstrual, é DEVER seu informá-lo, para readaptar seu treino.
- Saiba que grandes atletas (mulheres) tem seu período de treinamento totalmente reestruturado nos períodos menstruais;
- Pense que são poucos dias que você vai ficar com uma treino mais leve (2 ou 3 dias no máxmo), depois terá mais 27 a 28 dias de treino pesado!
Pense nisso!
Até a próxima...
Grande Abraço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)




Nenhum comentário:
Postar um comentário