Um novo blog para adeptos do Exercício Físico.
Uma forma mais simples e descontraída de se entender os benefícios do exercício físico, como treinar, onde treinar e porque treinar, tendo o Profissinal de Educação Física no papel de treinador e incetivador.
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Hormônios Viciantes – DOPAMINA
E ai pessoal, tudo bem?
Vamos falar de um dos hormônios importantes para nossa recuperação, isso mesmo! A D O P A M I N A!
É liberada no momento em que estamos totalmente relaxados, ou seja, no S O N O!!!!
A Dopamina é o hormônio responsável pelo nosso sono mais importante, o “Sono de Vigília” (é a fase do sono em que se tem movimentos oculares aleatórios, e um acentuado tônus muscular). Seu efeito é comparado com o de algumas drogas (heroína, cocaína, maconha) e drogas legais como Cigarro, bebidas alcoólicas por alguns autores,fazendo com que ela venha a sentir “relaxada e em êxtase”.
SUA FALTA:
O maior problema acontece quando nosso sono é interrompido bruscamente, esse fenômeno é conhecido como “Jet Lag”, devido estresses crônicos, ansiedade intensa, traumas, fome intensa e Dietas com baixa ingestão de Carboidratos.
Um estudo realizado por uma Universidade de Nova Yorque (Upton) constatou que a Obesidade esta diretamente relacionada com a falta de receptores de dopamina em nosso sistema nervoso central, estimulando com isso um maior consumo de alimentos (muitas vezes calóricos ao extremo) para que se tenha a produção de Dopamina. No trabalho, foi comprovado que indivíduos viciados sofrem do mesmo problema, porém ao invés de “comer até estourar”, eles usam as drogas para tentar sentir o efeito “Dopaminíco ou Dopaquímico...”.
OS EXERCÍCIOS FÍSICOS:
Os exercícios estão cada vez mais relacionados com o aumento do “bom humor” dos praticantes, porque atua 4 principais hormônios que produzimos, Adrenalina, Endorfina, Dopamina e Serotonina. Sua baixa produção pode ser afetada também pelo esgotamento dos estoques de Serotonina, ou seja, quanto mais Serotonina, mais Dopamina!
Os exercícios que exigem mais das fibras de contração Lenta (Fibras Vermelhas), e de longa duração e intensidade moderada podem elevar os níveis de Dopamina. Os exercícios aeróbios são os mais importantes na produção de Dopamina, de proporções de 30 minutos, 5 vezes por semana. Exercícios Resistido (Musculação) são indicados 3 vezes por semana. Segundo estudos são idéias para uma ótima produção desse hormônio tão importante no nosso corpo.
Porém algumas considerações devem ser feitas, deve ter o controle sobre os exercícios de longa duração, pois o treinamento excessivo pode levar a diminuição da produção da Dopamina, fazendo que com isso o seu sono ao invés de ser “tranqüilo”, pode se tornar uma noite mal dormida.
Lembre-se: Descansar, é necessário!
Até a proxima...
Abraços!
Assinar:
Postar comentários (Atom)




Nenhum comentário:
Postar um comentário