Um novo blog para adeptos do Exercício Físico.

Uma forma mais simples e descontraída de se entender os benefícios do exercício físico, como treinar, onde treinar e porque treinar, tendo o Profissinal de Educação Física no papel de treinador e incetivador.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Manifesto e pedido de "GENTILEZA" aos Motoristas...


            Fala pessoal, tudo bem?
            Não vou falar sobre nenhum treinamento, exercício ou coisa assim, hoje eu vou me manifestar e pedir uma gentileza a todos os motoristas.
            Hoje não vai ser o Profissional de Educação Física, o Educador Físico, ou Personal Trainner quem vai escrever, mas sim um PRATICANTE DE CORRIDA DE RUA.
            Venho aqui em nome de todos praticamente (Profissionais de Educação Física, Personal Trainner e Praticantes de Corrida de Rua) manifestar um simples pedido de gentileza dos Motoristas. Lógico que muitos motoristas pensam que somos “loucos”, ou “desocupados” até uns que pensam que somos “vidrados e inconseqüentes” por corrermos pelas ruas, avenidas, estradas e etc. Que podemos ser atropelados entre outros tantos problemas, mas vou explicar de uma forma bem simples e curta sobre o que realmente acontece.
            É lógico que gostaríamos de ter um lugar próprio para correr (um parque do Ibirapuera, parque Villa Lobos etc.), mas infelizmente NÃO TEMOS esse local. Para os corredores é excelente, pois a oxigenação é maior devido ao grande número de arvores presentes, o clima também é melhor, menos quente e com um percentual menor de poluição. A nossa única solução para manter as Corridas é correr pelas ruas e avenidas da cidade, falando mais da verdade, muitos correm procurando uma melhor qualidade de vida, diminuir peso corporal, fazer amigos, é simplesmente VIVER MELHOR.
            O que venho aqui pedir a todos os motoristas é entender essa situação e serem mais gentis” com os Corredores. Saiba que 5 segundos a mais esperando uma pessoa cruzar a esquina não mudará nada, se você estiver atrasado, não vai ser punido por 5 segundos. Muitos de nós sinalizamos para os carros que vamos mudar de direção, para esperar atravessarmos a esquina porém grande parte das vezes em vão, pois alguns motoristas acham que vão mudar o movimento de Translação da Terra em alguns segundos.Muitos motoristas acham o cúmulo uma pessoa correr a noite nas avenidas, ruas em um movimento tão grande! As vezes é a única hora do dia que esta pessoa tem para “Cuidar da Saúde”, por mais que os corredores estejam correndo entre um carro estacionado e a rua onde os carros passam, dá para se ver o corredor, ou vocês acham que os tênis de corrida são de cores diferentes e tem marcas defletoras só por moda? Pois é isso tudo é planejado e desenvolvido para ter uma sinalização melhor correndo.
            Esse texto manifesto, foi feito de forma singela, pois sabemos que hoje vivemos em uma sociedade onde o tempo é cronometrado, tudo tem sua hora, e não é por isso que vamos fazer uma gentileza.
            Lembre-se de um dito popular: “GENTILEZA GERA GENTILEZA”!
            Por favor, se você que correr passa por esse tipo de problema, repasse esse texto, podemos reeducar nosso mundo de uma forma simples e Gentil...
           
            Valeu pessoal,
            Até a próxima...
            Abraços!

domingo, 26 de junho de 2011

Projeto “Do Sofá para a Corrida” – Correndo seus primeiros 3K e 5K...


                E ai pessoal tudo bem?
                Vamos continuar esse projeto...
               Após a primeira sessão de adaptação (Projeto “Do Sofá para a Corrida” – A Caminhada), você pode notar que  esta sentindo uma melhora no aspecto cardiovascular ( isso é fato), ao treinar corretamente vai passar para uma 2ª. Etapa, vamos tentar correr os primeiros 3K e 5K!

               
         Vamos para a fórmula dos 3K...

     3 x na Semana

    Aqueça 10 minutos com uma caminhada acelerada após esse período, comece a correr de 4 a 5 minutos em um ritmo confortável, descansando cerca de 1m30s entre cada série (se for necessário descansar deixa o intervalo maior para as ultimas séries de corrida). repita a parte da corrida com 6 a 8 séries ( Correr 5 minutos descansa 1m30s será considerada 1 série).

2 x na Semana

Neste treino você vai tentar fazer um treino um tanto quanto mais rápido e curto.
Aqueça por 10 minutos em um “trotinho” leve, após o aquecimento, corra 2 minutos em um ritmo mais rápido, após o tempo de corrida volte a “trotar” leve durante 1 minuto e depois caminhe 1 minuto (VOCÊ TEM QUE TENTAR FAZER O TROTE APÓS OS MINUTOS DE CORRIDA,  pelo menos tente!). Faça esse treino durante 30 minutos.
Execute esse treino durante 2 semanas. Se você estiver bem mais condicionado, tente fazer o mais de 5 minutos correndo, descanse menos durante os intervalos (pausa ativa caminhando) ou aumente a velocidade na corrida.

Vamos para a fórmula dos 5K...

Isso!! Você vai ter que treinar num sábado ou domingo... mas vale a pena!!

3 x na Semana

Aqueça por 10 minutos com um “trote leve”, após comece a correr em um ritmo confortável cerca de 8 minutos, para descansar você “trota” cerca de 2 minutos. Execute 6 séries deste treino e ao final faça um “trote” leve de 5 minutos.

3 x na Semana

Aqueça por 10 minutos em um “trote leve”. Após, execute corridas rápidas de 3 minutos com 1 minuto de caminhando para descansar. Faça esse treino em 35 minutos ou mais.
Execute o treino por aproximadamente 3 semanas. Você notará uma melhora muito rápida.
 
Algumas considerações:

- neste momento do treinamento temos que priorizar o volume de treino (quanto mais km corridos melhor) pelo simples aspecto de melhoria da capacidade aeróbia ( ficar mais tempo fazendo um exercício no mesmo ritmo);
- costumo dizer que os 5K corridos é o percurso necessário para você explorar mais seu treino tentando correr 6 ou 7K, e através deste treino entraremos em um período de “lapidação” com treinos de velocidade entre outros;
- para saber se você esta correndo mais rápido ou em um ritmo confortável, você pode utilizar um frequencímentro para visualizar sua freqüência cardíaca. Muitos deles hoje tem GPS o que facilita para você ver sua velocidade e o quanto você correu;
- se você não tem o frequencímentro com GPS, você pode utilizar um Celular onde você pode baixar programas para corredores (Nike+ GPS, Sports Tracker, entre outros), ou você pode acessar sites onde se disponibiliza mapas por onde correr, com toda informação de Quilometragem percorrida com isso pode diversificar seu trajeto. Para quem usar os programas de celulares, saiba que não é necessária a utilização de conexão a internet.
- crie o hábito de registrar seus treinos.

Até a próxima galera...
Abraços..

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Correr por ai é uma boa idéia...


            

             Ao ler este titulo você pode estar pensando que induzindo você a se tornar um “Forrest Gump”  não é? Na verdade, é mais ou menos isso!            


           Com o passar do tempo, observo que há uma aumento no número de pessoas que fazem pratica da corrida de rua, isso é “ótimo”, pois indica que as pessoas estão a cada dia evoluindo, e buscando uma melhor qualidade de vida.
           Porém infelizmente algumas cidades não oferecem parques ou locais próprios e seguros para a pratica, como parques  arborizados, bebedouros, sanitários etc. É uma dificuldade para nós “Corredores”( estou nessa também!). O que nos resta? Correr pelas ruas da cidade! Você simplesmente corre nos mesmos trajetos porque você sabe a distância, mais isso uma hora vai se tornar um marasmo. Sua preocupação é saber qual a velocidade esta correndo, quantos Km você correu e assim vai... Saiba que isso está ultrapassado!
            Hoje em dia temos vários recursos para “variar treinos de corrida”, incrementando nele subidas, descidas, passando por bairros da sua cidade, por ruas principais (é indicado em horários com menos movimentação de carros), fazendo com que você não “vicie” no mesmo trajeto perdendo a vontade de correr.
            O mercado da Corrida esta cada vez mais em evidência, pois, além de se tratar de uma área na promoção da saúde, é uma moda (acesse a matéria neste blog: Corrida de Rua no Alvo da Moda), hoje contamos com Frequencímetros com GPS (Garmin Forerunner, Polar, Suunto, Nike Sportwatch) que dispõe de um sistema por satélite mostrando a você em tempo real, qual sua velocidade na corrida, além de mostrar sua freqüência cardíaca e tempo de volta, podendo também escolher neles o tipo de treino a fazer (Intervalado, contra um adversário invisível etc.). Com os aparelhos, acompanham softwares onde você pode verificar sua velocidade, tempo de treino, altitude, e marcar o trajeto num site que disponibilizam Mapas (geralmente Google Maps).
            Você pode usar um sistema de GPS integrado com seu celular também, isso é disponibilizado em alguns celulares com sistema Android (Nokia, Lg, Samsung, Black Berry entre outros). Usa do mesmo sistema que os Frequencimetros acima citado.

Para os usuários do Sistema Apple (Ipod Touch e Iphone) exite uma parceira com a Nike (Nike GPS) marcando o trajeto e com possibilidade de registrar o mesmo no próprio site da Nike (www.nikerunning.com). Alguns sites também disponibilizam a marcação do trajeto percorrido (www.webrun.com.br), isso depende de certo tempo para você marcar manualmente.
Antes de tudo tenho que alertar a todos que praticam corrida de rua:
- Ao correr pelas ruas da cidade, fique atento com os carros que estão passando, saiba que ainda “Não existe respeito aos corredores”;
- Mostre primeiro a educação, pare antes de atravessar qualquer cruzamento, se possível, sinalizar aos motoristas para que “espere” você passar, é só fazer um sinalzinho com a mão, isso eu posso dizer, a MINORIA, é educada e vai parar e esperar você passar;
- Nunca corra em lugares desconhecidos e escuros sozinho, não de mole para o azar, você corre o risco de ser assaltado;
- Ao utilizar Mp3 ou Ipod evite som alto, pois isso pode atrapalhar você na hora de escutar uma buzina ou algum sinal de carro.
- E o principal, TOME MUITO CUIDADO!

Até a próxima...
Abraços!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Você está GRÁVIDA, não esta DOENTE!

E ai pessoal? Tudo bem???
Este texto seria escrito mais adiante, conforme meu cronograma, mas devido a um fato muito alegre que acontecerá com uma pessoa muito querida, resolvi escrever está matéria.
Muitos tratam o período Gestacional involuntariamente como uma espécie de “doença” para a mãe (não são todas as pessoas), sendo este um período de alegria para todos. As pessoas envolvidas induzem erradamente a "futura mãe" deixar de ter alguns hábitos saudáveis que já estava habituada.
            Vamos esclarecer alguns mitos que ainda pairam sobre esse período da mulher.
             
            Futura “Mãe Atleta”
Neste primeiro momento vamos abordar as “futuras mães atletas”, mulheres que tem um histórico longo de exercícios físicos, praticam corrida de rua,  musculação pesada e alguns outros exercícios de impacto como Boxe. Os exercícios físicos já são prova do beneficio para gestantes, segundo o American Journal of Obstretrics and Gynecoloy,  mulheres  possuem um histórico de exercício físico regular, podem muito bem continuar se exercitando no decorrer da sua gestação, seu fator de limitação vai acontecer de acordo com o crescimento do bebe na barriga, isso fará com que ela tenha algumas limitações em alguns exercícios como corrida, musculação entre outros. Por motivo de segurança, para as “corredoras” no período das 12 primeira semanas (3 meses), diminuir a intensidade das corridas e os exercícios impactantes (distancia, velocidade, e carga de treino) após esse período, podem voltar aos exercícios físicos normais, até o aumento da barriga. Com o passar dos meses, adaptações aos exercícios deverão ser feitas, pois a cada mês, a barriga vai crescer com isso alterando todo seu eixo gravitacional (sim, você fica meio pensa, fora de prumo e assim vai...) tendo com isso, se adaptar ex: ao executar um Agachamento com Barra, você terá que diminuir a amplitude do exercício para não perder o equilíbrio. Na corrida, você sentirá um desconforto (parece brincadeira, mas é real), pois sua barriga vai fazer com que você incline mais seu corpo, com isso sua velocidade vai diminuir e precisará mais fortalecimento dos músculos dorsais.
Exercícios como Boxe e Lutas devem ser suspensos, devido a certa “frouxidão” articular, causada pelo aumento na produção de hormônios, ou seja, seu corpo esta mudando e muda rápido.
               
            Futura “Mãe não Atleta”
                Você tem que tomar um maior cuidado, pois seu organismo não esta acostumado a um estresse de exercício físico, não que você tenha que logo começar correndo, mas como toda e qualquer atividade física, existe um periodo de Adapetação a ser respeitado  pois ao iniciar a pratica os aspectos fisiológicos do seu corpo muda, havendo um aumento na freqüência cardíaca e pressão arterial, e todo cuidado tem de ser tomado. O período de “Adaptação” (quando você começa a treinar) tem que ser respeitado ao extremo, pois a partir daí suas  alterações fisiológicas terão um ganho muito rápido mesmo na gestação e vale a ressalva de muitod médicos neste momemto, "o indicado é começar os exercícios físicos a partir da 12 semana (3o. mês) de gestação.  Atividades como caminhada, elipticon, musculação leve, Yoga e alongamentos são os mais indicados.

                Os benefícios do exercício físico a mãe são inúmeros, pois através de uma prática regular e sadia, a mãe terá uma resposta cardiovascular mais eficiente, diminuição nas dores nas costas causada pelo aumento da barriga, uma melhor qualidade de sono, controle do peso corporal (a mulher engorda com a gravidez, mas nada melhor do que “Engordar saudavelmente”, não acham?). Um estudo realizado pela Universidade de Oslo (Noruega) relatou que mulheres que tinham um histórico de atividades físicas regulares, (pelo menos 3 vezes por semana) diminuíram o risco de dar à luz a um bebê com sobrepeso entre 23% e 28%.
                Já os benefícios ao bebê são maiores pois as respostas fisiológicas são repassadas (aumento da freqüência cardíaca, pressão arterial, produção e envio de hormônios “Benéficos” são passados aos bebês, maior oxigenação sanguinea) devido a utilização da Corrente Sanguínea. No  mesmo estudo realizado ficou comprovado que um dos principais motivos para o sobrepeso do bebê ao nascer é o excesso de glicose no sangue da mamãe durante a gravidez. Em toda gestação, a placenta produz grandes quantidades de hormônios imprescindíveis para o desenvolvimento do feto, mas deixam o organismo da mamãe resistente à insulina. Com a maior produção de insulina pelo pâncreas, algumas mulheres tem  o nível de glicose elevado, mesmo a mulher não apresentando diabetes gestacional. Esse alto nível de glicose alimenta o bebê em demasia, deixando-o com excesso de peso.
                Antes de tudo, é primordial que a mulher tenha um acompanhamento integrado de Médico, Nutricionista, Profissional de Educação Física e os mesmos estejam trabalhando corretamente para que mãe e filho não tenham prejuízos.
                Futura Mãe, por isso eu digo: VOCÊ NÃO ESTÁ DOENTE, SIMPLESMENTE ESTÁ GRÁVIDA!
 
                Um abraço a todos...
                Até a próxima!

sábado, 18 de junho de 2011

8 VERDADES que você precisa saber!


                 E ai pessoal  tudo bem?
                Resolvi escrever essa matéria depois de presenciar algumas “Bizarrices” que são ditas por pessoas que se dizem entendedoras de tudo, que tiveram uma experiência, e ainda por cima se acham os donos da razão. Para muitos vou ser esclarecedor, para outros vão chorar de dar risada, pois vão concordar que algumas “Verdades” que vou dizer também já presenciaram ou escutaram e outros vão se ofender, mas estamos em uma democracia e cada um pode pensar o que quiser, não é?
Realmente, essa é uma questão muito delicada para se dizer, mas como pode identificar com o título, mas como diria o jargão “A verdade dói”.

                1ª. Verdade - “Você é aquilo que você come!”
                É  isso mesmo, VOCÊ  É AQUILO QUE VOCE COME  sim! De que adianta você ir a uma Nutricionista, começar uma dieta, e nos primeiros dias (que são mais tortuosos)  em uma crise de abstinência comer até a travessa do bolo? Ai você pensa da seguinte forma : “Amanhã eu faço 2 horas de aeróbico ( corrida, caminhada, step e assim vai) e esta tudo bem"? TÁ NADA! Você assim dificilmente vai emagrecer, ou melhor, NÃO VAI EMAGRECER, pois isso vai se tornar uma rotina, e depois 2 horas de aeróbico vai somente desidratar  muito, e como você já pode tirar essa duvida, desidratar não é perder gordura. E se o seu peso variar no final de semana, fique calmo, se você treinar direito e só exagerar em alguns finais de semana, pode ter certeza que você está reservando energia, mesmo porque pra você engordar 1Kg, você tem que consumir, somente 9000 calorias, se conseguir consumir isso em um final de semana, você precisa ser estudado...

                2ª. Verdade - “Você não quer EMAGRECER, você quer ser EMAGRECIDO”
                Deve estar pensando que ridículo isso não é? Pois bem... essa é uma realidade, pois o que mais acontece é que quando uma pessoa começa uma habito de treinar e não consegue diminuir ou melhorar o que come,  sai falando pra todo mundo que fez 2 horas de Ginástica ( 1 hora de aulas exaustivas como Spinning, Body Attack e etc), o que ela quer?  Quer escutar: “NOSSA MAIS VOCÊ  JÁ EMAGRECEU SABIA?” . Ai eu pergunto:  você já diminuiu um numero de sua calça? Se não diminuiu então esquece, você não emagreceu, você quer escutar que você emagreceu...

                3ª. Verdade – “A cada raio que cai alguém cria uma nova DIETA”
                Essa é uma forma de falar que todo mundo tem uma dieta para perder ou ganhar peso, é impressionante como todo mundo tem um receita que já tomou e passa para os outros e com uma facilidade e velocidade impressionante, mas cuidado, “o ser humano é único na face da terra” é muito difícil alguém ter a genética idêntica a sua, a não ser que você tenha um irmão gêmeo e acabou de descobri-lo! As dietas são diferentes e adequadas as suas atividades diárias, ao tipo de exercício físico que você pratica a hora do treino, e o que você deve ou não ingerir para conseguir um resultado significativo. Dieta todo mundo tem, mas nem sempre a eficiência é a mesma.
                4ª.  Verdade – “Tem que ser para ontem...”
                Quantas vezes você já viu uma pessoa que começa a praticar exercício físico no primeiro dia faz tudo certo, já no segundo ele fica na esteira 2 horas? Acontece! A impulsividade e ansiedade pode levar essa pessoa a passar dos limites fisiológicos e ao invés ter uma “Perda de gordura otimizada” cria-se uma dor muscular maior que a criada no período de Adaptação ( aquela dorzinha em todo corpo, que se iguala a carregar uma mudança) , alem da desidratação (já citei que desidratar não é perder  gordura) você pode transpirar bastante, e pesar depois, mas não querendo desaminar, ao “beber” água o peso voltará praticamente como antes de ter feito a 2 longas horas de esteira.


                 5ª. Verdade – “O que vai adiantar ficar na Academia o dia todo?”
                Segundo estudos realizados ao longo dos anos, comprovou-se que o tempo ideal de treino para se ter resultado é 1 hora! Não quero dizer que você não pode conversar, “entrar mudo e sair calado”, pelo contrario você PODE e DEVE conversar, pois interagir faz parte do treino. O estou dizendo é que essa ”1 hora” vem a ser de gasto calórico, levantando peso, correndo etc. Como citei em uma matéria (INTENSIDADE – TEMPO DE TREINO = MENOS GORDURA), você pode ter um resultado mais rápido diminuindo o seu tempo de treino com uma intensidade maior. Muitos podem estar pensando como treinar em “horários de pico”? Você pode diminuir o tempo de descanso ou até mesmo aumentar o numero de repetições até conseguir um “stress” físico maior. Ressaltando que esse tipo de método deve ser feito com pessoas que treinam a algum tempo.

                 6ª. Verdade – “Suplemento Alimentar Milagroso?
                O que adianta você tomar Suplemento se você adora abusar das comidas? Um belo X-Tudo 3 vezes na semana com 2 litros de Refrigerante por dia, bolo, doce etc.
                O suplemento não vai fazer voce perder gordura ou ganhar massa muscular se você não se dedicar a suplementação. Quando digo “dedicar” estou falando em empenhar-se numa alimentação saudável, com exercício físico regular, tendo uma bela noite de descanso. Ai sim você pode ter certeza que a utilização do suplemento “mega, ultra, super power” dará resultado e vai sentir-se bem. É difícil aceitar mudanças de hábitos principalmente quando você sai do sedentarismo e cai na rotina de treino, mas sem dedicação não se chega a lugar nenhum.

 
        7ª. Verdade – “Uma “lagartixa” nunca vai ser um “jacaré”, pode se tornar uma “lagartixa forte”, mas nunca um “jacaré”...
                A intenção não é deixar ninguém bravo com o que vou escrever, mas é a “Pura Verdade” depois de alguns anos de trabalho nessa área cheguei a conclusão que o melhor tema seria o que coloquei acima, já vou explicar o por que.
                Inúmeras pessoas começam a praticar exercício físico chegam com uma idéia na cabeça, de querer o corpo igual a de alguém! Isso é fato em algumas pessoas, porem, existe um grande diferencial, o “FATOR GENÉTICO ou DNA”. Esse DNA é o que determina o padrão do seu corpo ( alto, baixo, gordo, magro, etc) fazendo com que você tenha ou não uma facilidade de ganhar massa, queimar gordura corporal, correr mais rápido ou mais lento etc. Só para lembrar, pessoas mais baixas aparentam ser mais fortes que as mais altas, o motivo é que pela estatura menor a distribuição dos músculos é proporcional. Para explicar o titulo acima, vou dizer que você pode treinar o quanto for, se o seu fator genético for de LAGARTIXA, treinando certo, descansando corretamente e suplementando legal, você vai conseguir ser sim uma LAGARTIXA FORTE, o que vai mudar seu fator de LAGARTIXA para JACARÉ vai ser se você fizer  uso de “esteróides anabólicos” o que vai mudar totalmente sua carga de DNA, ai sim você vai virar um JACARÉ. 
  
         8ª. Verdade – “O que vem fácil, vai fácil”              
                Isso vale aquelas pessoas que usam de alguns “recursos” mais potentes para chegar ao resultado esperado no menor tempo possível. Ao utilizar esteróides anabólicos você vai melhorar sim, e muito mais rápido do que o normal, mas saiba que se torna um vicio o uso do esteróide, não deixa de ser uma droga e infelizmente ela fragiliza, por incrível  que pareça, ao meu entender o sistema nervoso. O maior problema de quem usa esteróide é após o período que ele usou, ou seja, ele faz uso do esteróide, após um tempo de treino, o usuário percebe que ele não teve o mesmo desempenho (aumentou a massa muscular, ou emagreceu como antes) e volta fazer uso novamente e assim vai. Saiba que os inúmeros problemas relacionados com a má administração de esteróide esta aumentando, Câncer, Hepatite, AIDS são os piores problemas que aparecem, seguidos de Necrose tecidual, Necrose de membros podendo levar até a amputação. Por isso digo, o que vem fácil, vai fácil.
                Pessoal, através deste texto tentei informar de uma forma mais simples o que mais se comenta dentro das academias, isso é uma fato e temos que tentar mudar.
                Sempre vale dizer, é melhor ter paciência e saúde!
                 
                Abraço a todos!
                 
                Até a próxima...